SAÚDE
Nos próximos dias as ações de prevenção serão intensificadas devido ao período de transmissão.
O Ministério da Saúde (OMS) quer zerar até 2035 os casos de malária no Brasil. A estratégia faz parte de um plano lançado em Brasília na última semana.
Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa) de Rondônia os casos de dengue até os primeiros cinco meses deste ano, mesmo com aumentos de casos positivos, seguem controlados.
Em 2021 no estado foram registrados 14.359 casos, sendo que, no período de janeiro a abril foram registrados 3.305 e neste ano registra 3.597 casos de dengue, um aumento de quase 20%.
Em Porto Velho foram registrados até o momento 1.895 casos positivados e em Candeias do Jamari 594.
A Agevisa realiza campanhas de prevenção contra a doença, e atua com atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com exames e distribuição de medicamentos gratuitos.
Nos próximos dias as ações serão intensificadas devido ao período de transmissão que deve acontecer nos próximos dias.
De acordo com Gilvander Gregório, diretor da Agevisa, “O período crítico de transmissão, é a transição da chuva para a seca de maio até outubro, onde a cai o número de dengue e vem a malária. Recomendamos a população que cuidem do lixo doméstico” aconselha o diretor.
O diretor também ressalta que a população pode solicitar a aplicação de inseticidas e borrifações, afim de reduzir a proliferação da doença