Pesquisa apontou que 89% dos brasileiros acreditam no Deus descrito na Bíblia ou em algum outro ser superior
Uma pesquisa do Instituto Ipsos, realizada em 26 países, apontou que o Brasil lidera o ranking dos países onde mais se acredita em Deus ou em um poder maior. Segundo o levantamento, intitulado Global Religion 2023 (Religião Global 2023, na tradução livre), 89% dos brasileiros responderam que acreditam no Deus descrito nas Sagradas Escrituras, como a Bíblia, ou em algum outro ser superior.
Empatado com o Brasil aparece a África do Sul, também com 89%. Na terceira colocação ficou a Colômbia, com 86%. Do outro lado da lista, nas três últimas colocações do ranking, ficaram a Holanda, com 40%; a Coreia do Sul, com 33%; e o Japão, com 19%.
Leia também1 Câmara notifica Deltan sobre cassação e dá prazo ao deputado
2 Caso Vinicius Jr.: Jovens detidos são liberados após depoimento
3 Suspeitos de atos racistas contra Vinicius Junior são presos
4 PF rejeita pedido para investigar ameaça contra mãe de Dallagnol
5 Em nova fase da Lesa Pátria, PF cumpre mandados contra PMs
Ainda de acordo com a pesquisa, 76% dos brasileiros responderam que seguem algum tipo de religião. Desse percentual, 70% se denominaram cristãos. Ao redor do mundo, 67% dos entrevistados disseram seguir alguma religião. Liderado por Índia (99%), Tailândia (98%) e Malásia (94%), o ranking também tem entre os últimos a Holanda (46%), a Coreia do Sul (44%) e o Japão (42%).
Apesar do número alto de adeptos a alguma religião, apenas 49% dos brasileiros responderam que visitam igrejas, templos ou outros locais de culto pelo menos uma vez ao mês. A média global foi de 30%. A respeito da crença no paraíso, o Brasil ficou empatado com o Peru no primeiro lugar, com 79%. Nas últimas colocações ficaram França (31%), Japão (28%) e Bélgica (22%).
O levantamento foi feita entre os dias 20 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023 com 19.731 entrevistados, sendo cerca de 1 mil no Brasil. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais. O estudo foi feito por meio da plataforma online Global Advisor da Ipsos e, na Índia, por meio da plataforma IndiaBus.
pleno news