Governadores, secretários de Estado e autoridades de Segurança Pública das regiões de fronteira da região Norte participaram do evento

Governadores, secretários de Estado e autoridades de Segurança Pública das regiões de fronteira da região Norte participaram do evento

 


Na sexta-feira (19), foi realizado em Brasiléia, no Acre, o seminário de Segurança nas fronteiras, em parceria com o Ministério da Justiça. O evento teve como foco a implementação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e a importância da integração das forças Federais, Estaduais e Municipais para combater o tráfico de entorpecentes.

Governadores, secretários de Estado e autoridades de Segurança Pública das regiões de fronteira da região Norte participaram do evento. Rondônia também marcou presença com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), apresentando suas ações nessa área. O estado possui aproximadamente 1.342 quilômetros de fronteiras nas regiões de Pimenteiras, Cabixi, Costa Marques, São Francisco, Alta Floresta, Guajará Mirim, Nova Mamoré, distritos da Ponta do Abunã; Abunã, Vista Alegre e Extrema.

O Programa de Segurança de Fronteiras de Rondônia é coordenado pelo Batalhão de Policiamento de Fronteira (BPfron), da polícia militar. Nos últimos quatro anos, o BPfron teve um papel importante no combate ao tráfico de drogas, apreendendo 4 toneladas de entorpecentes, 300 armas de fogo ilegais e realizando mais de 800 prisões em flagrante.

O batalhão conta com 40 policiais divididos em 10 equipes, atuando simultaneamente nas principais áreas de monitoramento. O governador Marcos Rocha destacou que a segurança pública está empenhada em combater o tráfico de drogas em todo o estado, tanto nas fronteiras quanto nas áreas urbanas. Ele ressaltou os resultados do trabalho conjunto das polícias, que se tornaram referência no combate às organizações criminosas envolvidas nesse tipo de crime.

As operações "Hórus" e "Albatroz", desenvolvidas de forma integrada entre as polícias civil e militar, contam com recursos do Ministério da Justiça. Durante o seminário, os representantes dos estados da Região Norte apresentaram suas demandas, e os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Mucio, anunciaram um investimento ainda maior para reforçar a segurança nessas regiões.

O secretário da SESDEC, Felipe Vital, aproveitou a oportunidade para destacar a atuação das polícias de Rondônia no combate ao tráfico de drogas. Ele ressaltou o empenho do governo estadual nas fiscalizações e abordagens nas cidades de fronteira, onde a Polícia Civil e a Polícia Militar têm obtido grandes resultados na apreensão de entorpecentes durante abordagens de rotina, fiscalizações em ônibus e investigações coordenadas.

da  redação
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.