Porto Velho, Rondônia - O lançamento da linha de crédito “Proampe Delas” ocorreu na tarde desta quinta-feira (18), no Salão Nobre Rosilda Schokness, no Palácio Rio Madeira, com a apresentação de um conjunto de vantagens para as mulheres empreendedoras. A iniciativa faz parte de um esforço conjunto do Governo de Rondônia e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A nova linha de crédito é uma adaptação da linha tradicional do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia – Proampe, onde o Governo autoriza a liberação de microcrédito de até 5 mil, com prazo de carência de até 12 meses, e com taxa de juros de apenas 0,5% ao mês.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que Proampe Delas é uma combinação de assistência social com desenvolvimento econômico. ‘‘O Governo de Rondônia criou o Proampe Delas para ajudar as mulheres em vulnerabilidade social e em situação de violência doméstica a empreenderem, e assim melhorarem a qualidade de vida. Elas terão condição de ter o próprio negócio, o que vai fortalecer a dignidade delas e ainda irão gerar mais empregos no nosso Estado. Precisamos amparar essas mulheres, fortalecer as famílias e tornar a economia do nosso Estado ainda mais forte.’’.
Marcos Rocha ressaltou ainda que fortalecer o empreendedorismo no Estado é uma das principais ações estratégicas do Governo para avançar na geração de qualidade de vida da população. ‘‘Rondônia já é o estado com menor taxa de desemprego do Brasil, é o que mais emprega jovens no país, é triplo A em solidez fiscal, é reconhecido pela transparência, aqui os poderes trabalham de forma alinhada, alcançamos destaque no cenário nacional e os investidores internacionais estão interessados em instalar novos negócios em nosso estado, é o estado do pleno desenvolvimento e que se preocupa em atender as necessidades da população’’.
MANUTENÇÃO DOS NEGÓCIOS
O “Proampe Delas’’ é inspirado no Programa Sebrae Delas. Enquanto o Governo de Rondônia auxilia com liberação de microcrédito, ou seja, dinheiro para começar ou ampliar os negócios, o Sebrae tem a responsabilidade de dar assistência técnica, levar conhecimento para que os negócios prosperem. A diretora administrativa e financeira do Sebrae nacional, Margarete Coelho, destacou que o amparo financeiro combinado com a assistência técnica ofertado pelo Proampe Delas é um modelo que deveria ser replicado em todo o país.
‘‘Reconhecemos o grande esforço do Governo de Rondônia de superar as dificuldades que as mulheres têm em ter acesso a crédito, espero que esse modelo desenvolvido em Rondônia chegue a outros estados, ainda mais com esse recorte de ajudar as mulheres que sofrem violência doméstica. Com esse crédito mais o acompanhamento técnico do Sebrae, essas mulheres estarão qualificadas e preparadas para manter os negócios’’, considera.
PROAMPE
O Proampe é desenvolvido no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e surgiu da necessidade de apoiar empreendedores de pequenos negócios do Estado, facilitando o processo de retomada das atividades econômicas, sendo instituído pelo Decreto n. 25.555.
De acordo com o vice-governador e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, o Proampe alcançou a marca de R$ 60 milhões em microcrédito produtivo e orientado, desde o lançamento do programa em abril de 2021, e já está em 21 municípios do Estado. A linha de crédito convencional oferece até R$ 100 mil, com prazo de pagamento de até 36 meses, até 6 meses de carência e juros de 0,5% ao mês, acrescidos da Selic.
‘‘O Proampe nasceu da preocupação do governador Marcos Rocha em melhorar a política de microcrédito do Estado, tendo como grande objetivo a geração de empregos e renda para a população. É uma política pública vitoriosa, e que agora ganha mais essa linha de microcrédito, com condições operacionais diferenciadas para as mulheres, que têm uma força empreendedora gigantesca’’, afirma Sérgio Gonçalves.
SOCIAL
O impacto social do programa foi destacado pela secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, Luana Rocha. ‘‘Esse programa é muito importante, pois muda a história financeira e de vida das mulheres em vulnerabilidade. E isso está acontecendo porque o Governo de Rondônia investe em políticas públicas para ajudar a população a superar obstáculos e ter mais dignidade’’, avalia.
A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Tânia Garcia Santiago, reforçou também que o programa contribuirá para a mudança de vida das mulheres. ‘‘Fico feliz de estar compartilhando esse momento do nascimento de um produto impactante para as mulheres rondonienses e que contribuirá para que elas possam construir um novo caminho, pois aquelas que se encontram em ciclos de relacionamentos abusivos e violentos precisam desse suporte financeiro para ter a oportunidade de fazer outras escolhas para suas vidas’’, concluiu.
da redação FM - Alô Rondônia