Lula volta a defender ajuda à Argentina

Lula volta a defender ajuda à Argentina

 


O presidente Lula voltou a defender uma ajuda financeira à Argentina, que atravessa uma grave crise econômica, com a inflação anual chegando a 104% e a desvalorização constante da moeda. A pobreza já alcança 40% da população.

“Mais do que querer ajudar a Argentina, a gente quer ajudar os exportadores brasileiros que exportam para a Argentina. Esse é o dado concreto”, disse Lula a empresários em um evento na Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na quinta-feira 25, segundo informou a Agência Brasil.

Desde que foi eleito, Lula já se encontrou pessoalmente com o presidente argentino, Alberto Fernández, pelo menos três vezes. Na última vez, no começo de maio, Lula recebeu Fernández em Brasília, e prometeu articular algum tipo de socorro ao país vizinho com o Brics, bloco econômico integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo o governo, uma das medidas em estudo é a abertura de uma linha de crédito para financiar empresas brasileiras que exportam para o mercado argentino. A Argentina sofre restrições no comércio exterior para pagar suas importações. Em desvalorização constante, o peso sofre restrições nas transações internacionais.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi ao Japão para interceder pela Argentina. Ele também anunciou há uma semana que iria à China para participar de uma reunião do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do Brics, atualmente comandado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Ele pediria ajuda à Argentina, mas a viagem acabou cancelada por falta de agenda.

da redação FM  Revista Oeste


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.