Nesta segunda-feira (22), o ex-procurador Deltan Dallagnol informou nas redes sociais que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Curitiba (PR), afastou o juiz Eduardo Appio, novo responsável pela Lava Jato.
O motivo do afastamento foi uma acusação de ameaça que pode custar a carreira do magistrado que assinava em sistema eletrônico da Justiça Federal como “LUL22“.
– URGENTE: TRF4 acaba de afastar o juiz militante “LUL22” da Lava Jato. O Tribunal descobriu que a ligação com ameaças feita ao filho do desembargador Marcelo Malucelli foi feita por Appio – conduta absolutamente inacreditável por parte de um juiz federal, capaz de gerar demissão – escreveu Dallagnol.
Em abril deste ano, o advogado João Eduardo Barreto Malucelli, filho do desembargador e namorado da filha do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), registrou boletim de ocorrência em que afirma ter recebido uma ameaça.
A ligação foi feita um dia após o desembargador acolher o pedido do MPF contra o doleiro Rodrigo Tacla Duran que teve a prisão revogada pelo novo juiz da 13º Vara. Na decisão, Malucelli entendeu que Eduardo Appio não poderia ter decidido em um processo que já havia sido paralisado pelo ministro Ricardo Lewandowski.
da redação FM Pleno News