Beneficiárias do Mamãe Cheguei têm momento especial durante Encontro promovido pelo Governo em Porto Velho

Beneficiárias do Mamãe Cheguei têm momento especial durante Encontro promovido pelo Governo em Porto Velho

 


Porto Velho, Rondônia - Com o objetivo de promover maior aproximação entre as beneficiárias do programa estadual Mamãe Cheguei, criando um espaço de compartilhamento de informações e diálogo sobre maternidade e primeira infância, o Governo do Estado realizou nesta quinta-feira, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, uma manhã diferente para um grupo de gestantes cadastradas no CadÚnico, que ao final foram contempladas com o kit enxoval contendo 21 itens necessários ao recém-nascido.

Ainda durante o 1º Encontro, realizado no Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde – Cetas, em Porto Velho, com a presença da secretária Luana Rocha, as gestantes também foram orientadas sobre a importância da estimulação na primeira infância, com palestras ministradas pela pediatra Daniele Benvenutti Bergamachi de Araújo e a enfermeira Joelma Rosaria da Silva, ambas do setor de Estratégia Saúde da Família, da Unidade Básica Pedacinho de Chão, na Capital, que abordaram o tema “Pré-natal e os cuidados com o recém-nascido nos primeiros 28 dias”.

O evento contou com a parceria da Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família – Semasf.

O governador Marcos Rocha entende que a primeira infância é uma fase importante para o desenvolvimento da pessoa, pois é nessa fase que o cérebro está mais receptivo aos novos estímulos e para adquirir novas habilidades. Por isso, é importante não apenas darmos o kit enxoval, mas também que as futuras mães sejam orientadas sobre o que deve ser feito em cada fase da criança, para que ela cresça saudável e se desenvolva em todos os aspectos: físico, social, emocional, cognitivo, enfim, que cresça em um ambiente afetuoso e que seja um adulto que lute pelas suas conquistas e do seu próximo”, ressaltou.

“Conheci o programa através do meu cunhado e está sendo muito bom, pois estou conhecendo coisas novas, com profissionais que são muito bons, graças a Deus!”, disse Quésia Armínio, uma das gestantes.

“Este Encontro é importante, não apenas para as futuras mamães, mas também para nós gestores, para que possamos orientá-las e ao mesmo tempo ouvi-las. Isso nos possibilitará aperfeiçoar o programa Mamãe Cheguei e os futuros projetos que serão desenvolvidos pela Seas visando à melhoria da qualidade de vida da família como um todo”, disse a secretária Luana.

Com 35 semanas da segunda gestação, Gleiciane Pereira afirmou que está gostando bastante do atendimento do programa estadual, que incentiva a realização do pré-natal para a redução da mortalidade materno e infantil e, por fim, contempla a gestante com o kit enxoval para o bebê. “Sou mãe de segunda viagem, mas mesmo assim a gente ainda tem algumas dúvidas, pois uma gestação é diferente da outra. Gostei muito das orientações e de receber o kit”, argumentou.

Desde sua criação, em julho de 2020, o programa já distribuiu mais de 10 mil kits enxoval.


da redação FM  Alô Rondônia


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.