PIB do Brasil cresce 1,9%

PIB do Brasil cresce 1,9%

 


e acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023. O valor ocorre em comparação ao quarto trimestre de 2022.

Segundo o IBGE, quando comparado ao primeiro trimestre de 2022, o crescimento do PIB do Brasil chegou a 4%. O instituto divulgou os dados nesta quinta-feira, 1º. Eles fazem parte do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais.

 agropecuária liderou a expansão econômica no primeiro trimestre de 2023. Foram 18,8%, sobre o mesmo intervalo do ano anterior, e 21,6%, em comparação ao último trimestre de 2022. Dentro do setor agrícola, o maior impulso veio da soja — carro-chefe do agronegócio brasileiro. A colheita do grão se concentra no primeiro semestre do ano, comenta Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do instituto.

Serviços, indústria e o PIB do Brasil

Para a comparação com o fim de 2022, o setor de serviços também apresentou crescimento: 0,6%. A melhora nos setores de Transportes e Atividades Financeiras puxou o resultado, ambos com expansão de 1,2%.

“A alta no setor dos Transportes foi influenciada tanto pelo transporte de carga quanto o de passageiros e nas Atividades Financeiras, foi puxada pela parte de seguros, pois o valor dos prêmios cresceu, mas o dos sinistros caiu, e o setor tem um ganho quando acontece isso”, comentou Rebeca.

No cálculo feito pelo IBGE o setor de serviços é o de maior relevância para o PIB do Brasil. Sobre o primeiro trimestre de 2023, a alta chegou a 2,9%.

A indústria de transformação não cresceu, em comparação aos três últimos meses de 2022. Contudo, houve uma expansão de 1,9%, em relação ao resultado do primeiro trimestre do ano passado.

da redação FM Revista Oeste

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.