Seca revela igreja do século 16 que estava submersa

Seca revela igreja do século 16 que estava submersa

 



Uma igreja colonial permaneceu submersa em uma represa ao sul do México, até ser revelada depois de uma seca com altas temperaturas no país. Trata-se de um templo dominicano do século 16, localizada em Quachula, no Estado de Chiapas.

O prédio havia sido praticamente coberto, quando a Represa de Malpaso foi construída no Rio Grijalva (nascente em Chiapas), em 1966. Turistas e moradores conseguiram avistar parte da construção pela primeira vez em 2002.

Com a falta de chuvas e as altas temperaturas, que causaram oito mortes em todo o México na semana passada, a igreja pode ser vista totalmente exposta pela primeira vez, em 20 anos. A Represa Malpaso é a sétima maior do país e está com apenas 29% da sua capacidade.

Sobre a igreja que estava submersa no México

Os monges que construíram a igreja eram liderados pelo Frade Bartolome de las Casas (1484−1566), um dominicano espanhol que atuou como cronista, teólogo, político e jurista na colonização da América. O templo mede 61 metros de comprimento e 14 metros de largura, e a torre do sino tem 16 metros de altura.

Antes de a represa ser construída, na região vivia uma comunidade composta de quatro bairros, cada um com um nome de um santo. O templo era conhecido como a Igreja de Santiago pelos moradores locais.

da redação FM Revista Oeste

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.