O secretário da Semagric, Carlos Magno, destacou a importância de reunir as lideranças de produtores rurais da agricultura familiar e demais trabalhadores do campo para discutir estratégias para o próximo ano. “Queremos discutir o planejamento das ações a serem rompidas no ano que vem, entre outros temas importantes que vamos abordar”, afirmou.
Um dos destaques do encontro será a presença de Gabriel Ferreira, especialista em questões ambientais, vindo de Brasília (DF) para abordar alternativas sustentáveis para a produção agrícola e pecuária no município. A presença de um especialista da Emater/RO também está confirmada, com foco na explicação sobre a substituição da Declaração de Aptidão (DAP) pelo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Esse documento é fundamental para que o produtor tenha acesso a créditos e benefícios do governo federal, como subsídios financeiros.
"Outro ponto importante é que vamos discutir o fortalecimento do Conselho de Desenvolvimento Rural, que tratará das políticas públicas para o próximo ano. O evento também será uma oportunidade para fazermos um balanço do ocorrido e do que está por vir em relação às políticas públicas oferecidas pela Semagric em 2024", acrescentou o secretário Carlos Magno.
Dado que este é o primeiro encontro do setor no município, a Prefeitura espera iniciar a organização da produção e explorar alternativas para agregar valor aos produtos, especialmente as receitas da agricultura familiar.
"Esse trabalho é o 'pontapé' inicial para a organização da produção e das políticas públicas nos três níveis de governo. Nossa expectativa é reunir em torno de 300 trabalhadores rurais, entre lideranças e outros específicos nos temas que serão apresentados", concluiu Carlos Magno .
O Campus 2 da Faculdade São Lucas está localizado na rua João Goulart, nº 666, bairro Mato Grosso, região central de Porto Velho. O evento representa uma oportunidade única para os produtores rurais se informarem, compartilharem conhecimentos e contribuirem para o fortalecimento da agricultura familiar no município.
Fonte: Prefeitura de Porto Velho