Porto Velho, RO - Após uma semana de temperaturas escaldantes, que ultrapassaram os 40°C, Rondônia se prepara agora para uma mudança drástica no clima. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para perigo de chuvas intensas em metade do estado, especialmente nas regiões norte e leste, a partir desta segunda-feira (20).
O alerta, válido até o final da manhã de terça-feira (21), cobre quase 30 municípios rondonienses. O Inmet destaca que os municípios em alerta para perigo de chuvas intensas incluem:
Alto Paraíso
Alvorada do Oeste
Ariquemes
Buritis
Cacaulândia
Cacoal
Campo Novo de Rondônia
Candeias do Jamari
Cujubim
Espigão D’Oeste
Governador Jorge Teixeira
Guajará-Mirim
Itapuã do Oeste
Jaru
Ministro Andreazza
Mirante da Serra
Nova Mamoré
Nova União
Ouro Preto do Oeste
Porto Velho
Presidente Médici
Rio Crespo
São Miguel do Guaporé
Teixeirópolis
Theobroma
Urupá
Vale do Anari
Vale do Paraíso
Vilhena
O Inmet prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia para os municípios em alerta de perigo. Alerta ainda para a possibilidade de temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e trovoadas, com valores superiores a 80 milímetros (mm) de chuva esperada entre esta segunda-feira e o dia 27 de novembro.
Após a onda de calor, as temperaturas deverão amenizar. Em Porto Velho, as máximas devem atingir os 34°C, marcando um rompimento em relação à semana anterior. A previsão para a capital indica dias nublados com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com umidade relativa do ar alcançando 90%.
Na região central, também é esperado um recuo na temperatura da tarde, com a máxima chegando aos 36°C. A população é aconselhada a ficar atenta aos avisos meteorológicos e adotar medidas de precaução diante das condições climáticas adversas.
Fonte: G1
da redação FM Alô Rondônia