Vereador de Cadeias do Jamari preocupado com ex-servidora do município, trânsito se organizando em Porto Velho, Parlamento Amazônico repudia ministra radical

Vereador de Cadeias do Jamari preocupado com ex-servidora do município, trânsito se organizando em Porto Velho, Parlamento Amazônico repudia ministra radical

 

           Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica


Candeias – A política em Candeias do Jamari é complicada. Nos últimos dez anos um prefeito foi assassinado Chico Pernambuco, outros foram cassados e o caso mais recente é do prefeito Valteir Queiroz, eleito em 2020 pelo Patriota, que está afastado do cargo e não deverá retornar. O vice, Toninho Cerejeiras (PSB), que assumiu em seu lugar foi cassado pelos vereadores e quem está de plantão na prefeitura é o presidente da câmara, vereador Aussemir Almeida (PSB). Como dificilmente teremos eleição suplementar para o restante do atual mandato, que terminará no final de 2024 e, teremos novas eleições municipais (prefeitos e vereadores) em outubro próximo, tudo indica, que Aussemir permanecerá no cargo, pois Valteir já tentou voltar, após acionar a Justiça, mas não obteve sucesso.

Candeias II – A ex-secretária do Meio Ambiente do município de Candeias do Jamari, Ellen Arteaga, que foi demitida pelo ex-prefeito Toninho Cerejeiras, sem que explicassem a ela o que motivou o ato é uma pessoa com enorme trânsito junto à população do município, seja na cidade ou na área rural. Ela não se manifestou se poderá ser candidata a cargo eletivo em 2024 (prefeita ou vereadora), mas deve estar incomodando os políticos, pois recentemente o vereador Paulinho Macário. Eleito pelo Patriota, presidente interino da câmara, colocou um vídeo nas redes sociais denunciando (?) Ellen, devido a um veículo da Secretaria do Meio Ambiente completamente sucateado, apesar de Parlamento Mirim ter aprovado recursos para reforma total. A função de vereador não é de denunciar, mas tomar as devidas providências como fiscal do povo, constituir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), se for o caso. Uma provável candidatura de Ellen deve estar incomodando a maioria dos “nobres pares”.

Trânsito – O trânsito de Porto Velho, seguramente está entre os mais complicados do País. Velocidade excessiva dos veículos (carros e motocicletas), semáforos e placas de sinalização ignorados, ultrapassagens irregulares e falta de fiscalização e orientação são agravantes fomentando a violência com inúmeros acidentes, a maioria envolvendo veículos de duas rodas. Também é preciso reconhecer, que o secretário municipal de Trânsito, Anderson Pereira está colocando (ou tentando) ajustar a situação e, desde o início do mês é possível notar Agentes de Trânsito realizando blitze em vários pontos da capital. A medida é correta e contribui de forma positiva para a organização do trânsito. Não basta multar, tem que orientar, organizar e, caso seja necessário, até recolher o veículo, pois os motoqueiros, não os motociclistas, abusam, provocam acidentes e lideram os internamentos no PS João Paulo II, que tem o atendimento comprometido devido à enorme demanda.

BR 319 – O presidente do Parlamento Amazônico, deputado Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), entidade integrada por nove Estados de Região Amazônica (Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Tocantins e Maranhão, expediu “Nota de Repúdio” devido à intransigência da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva com relação a ligação Manaus/Porto Velho a BR 319, único caminho terrestre de Manaus com os demais Estados. A rodovia foi construída na década de 70 e necessita de reparos na região chamada de “Meião”, cerca de 400 quilômetros na ligação Manaus/Porto Velho de aproximadamente 900 quilômetros. Marina prestou depoimento há dias na CPI das Ongs, no Senado Federal e se manteve contrária à recuperação da rodovia contrariando os interesses da maioria da população. É o fim da rosca...   

Vereadores – Pesquisa do Instituto Phoenix, do empresário Juvenil Coelho envolvendo os vereadores de Porto Velho está sendo veiculada em órgãos de comunicação do Estado. Alguns dados chamam a atenção como a maioria dos moradores entrevistados nos bairros da capital ao responder à pergunta se os vereadores eleitos em 2020 visitaram os eleitores, após serem empossados. Segundo os dados, 75,4% das pessoas entrevistadas disseram que nunca receberam dos eleitos nos quase três anos de mandato. Interessante que o vereador é o elo político-eleitor mais importante, pois é sempre o mais procurado pelos eleitores, porque normalmente tem maior proximidade com o povo. Mas não foi isso o que a pesquisa apresentou. Por isso é importante pesquisar, mesmo que seja para se planejar, não para divulgar.

Respigo
Um pouco de futebol, já estamos na reta final do Brasileirão. O Fogão passou um sufoco danado, mas venceu o Coritiba (0x1) na capital paranaense e se manteve na luta pelo título +++ Já o Mengão, após a derrota vexatória (0x3) no Maracanã para o Atlético Mineiro está praticamente fora da disputa pelo título. O Palmeiras, que goleou o América-MG (4x0) lidera com 66 pontos e em seguida estão Botafogo, Atlético Mineiro e Flamengo, todos com 63 pontos +++ Faltam duas rodadas e seis pontos estão em jogo e, se o Palmeiras empatar um jogo e vencer o outro será o campeão. O verdão tem três pontos à frente de cada segundo colocado e, somando mais 4 pontos ficará com a taça +++ O prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD) esteve visitando na quarta-feira (29) a Assembleia Legislativa (Ale). Fúria manteve contatos com os deputados Cirone Deiró (UB) e Cássio Góes (PSD), ambos de Cacoal e Laerte Gomes (PSD), de Ji-Paraná +++ O prefeito Fúria era deputado estadual e, na eleição de 2020 se elegeu prefeito, renunciou ao legislativo estadual para assumir a prefeitura. Já Cássio Góes era vice de Fúria, se elegeu deputado em 2022 e teve que renunciar para assumir a Ale-RO.

da redação FM Rondôniadinamica

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.