Ação “Fecha Laudo” realizou diagnóstico de 20 crianças em primeiro dia de atendimentos

Ação “Fecha Laudo” realizou diagnóstico de 20 crianças em primeiro dia de atendimentos

 


         Cerca de 20 crianças da região e municípios de Espigão d’Oeste, Urupá e Santa Luzia receberam os diagnósticos
                                                                                                                                                                        
                                                                                                                                                        

Na segunda-feira (11), foram iniciados os atendimentos da ação “Fecha Laudo” em Cacoal, o qual foram selecionados pacientes inscritos no Sistema Nacional de Regulação (SISREG); cerca de 20 crianças da região e dos municípios Espigão d’Oeste, Urupá e Santa Luzia d’Oeste receberam diagnósticos de transtornos de neurodesenvolvimento; as consultas com o neuropediatra foram realizadas no Hospital Regional de Cacoal. 

Ao todo, foram cinco crianças diagnosticadas com Transtorno Déficit de Atenção (TDAH) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI); quatro com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI); oito com Transtorno do Espectro Autista (TEA); um com Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e dois com Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM). 

Com o diagnóstico é possível melhorar a qualidade de vida da criança/adulto

A coordenadora da gerência de Cuidados de Pessoas com Deficiência, Luzenir Maria, destacou que,  “a maior importância desta ação é evitar o deslocamento desses pacientes e familiares até a Capital, trazendo o acesso à saúde e garantindo os direitos que eles possuem através do laudo” , afirmou. 

LAUDO MÉDICO

Os benefícios que são disponibilizados através do laudo incluem transporte gratuito; prioridade nos atendimentos; vagas de estacionamento; isenção de imposto; Benefício de Prestação Continuada (BPC) e entre outros. Com o diagnóstico, a criança pode ter acesso a formas de tratamento/terapias para a melhora na qualidade de vida pessoal e social. 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha enfatizou a relevância das crianças com o laudo. “A partir do diagnóstico a inclusão na educação, no meio social é possível criar uma população com diversidade e sem preconceitos”, ressaltou. 


Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Lara Lívia e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia


da redação FM SECOM Governo de Rondônia


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.