A aprovação da Revisão Tarifária Periódica de 2023 da Energisa Rondônia ocorreu nesta terça-feira (12).
A deputada federal Cristiane Lopes (UB) manifestou revolta, descontentamento, repúdio em seu perfil nas redes sociais após a informação de que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou aumento médio de 9,98% nas contas de energia dos rondonienses.
A aprovação da Revisão Tarifária Periódica de 2023 da Energisa Rondônia ocorreu nesta terça-feira (12). A empresa atende mais de 700 mil unidades consumidoras de energia elétrica nos 52 municípios do estado. Além da revisão das tarifas, foram definidos os correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora, para o período de 2024 a 2028.
“Os fatores que mais impactaram o processo tarifário em questão foram custos relacionados à atividade de distribuição, além de encargos setoriais e a retirada de componentes financeiros anteriores”, justificou a ANEEL.
Em postagem realizada na tarde de hoje, Cristiane Lopes considerou como um “absurdo inaceitável” a medida anunciada pela autarquia. “É um absurdo inaceitável! Depois de uma luta árdua, participando de reuniões, de audiências, de protocolar ofícios à ANEEL, fazer sustentação oral durante a audiência pública de revisão tarifária, conseguimos uma redução na tarifa de energia de Rondônia de 16% para 9,98%. E ainda assim, preciso expressar meu total repudio!”, escreveu.
“Como podem continuar impondo qualquer aumento ao povo de Rondônia?” questiona Lopes, seguindo sua conclusão: “Não merecemos carregar mais este fardo!”.
Por Wanglézio Braga
da redação FM News Rondônia