PORTO VELHO- Jidalias dos Anjos Pinto, mais conhecido como Tiziu, 53 anos, entrou na lista de procurados da Interpol após uma operação realizadas pelas superintendências da polícia federal em Rondônia e Roraima. Ele é investigado pela Operação Forja de Hefesto que mira um esquema de venda de cassiterita extraída ilegalmente da terra indígena Yanomami para empresas multinacionais.
Tiziu também é investigado pelas acusações de organização criminosa, lavagem de dinheiro e usurpação de patrimônio da união. De acordo com a investigação ele seria dono de maquinários que operam no território Yanomami.
No inquérito da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, já havia um mandado de prisão preventiva pela justiça federal. Tiziu Jidalias é empresário, foi deputado estadual de Rondônia entre 2007 e 2010 e ainda foi candidato à prefeitura de Ariquemes pelo Solidariedade em 2020.
Baleado em 2021
Há dois anos, Tiziu sofreu uma tentativa de sequestro em Roraima, segundo a Polícia Civil. Tiziu foi baleado com três tiros durante um assalto com tentativa de sequestro em Boa Vista. O crime aconteceu no bairro Mecejana, em 22 de dezembro de 2021, na zona oeste de Boa Vista. Durante a ação, os criminosos conseguiram pegar o dinheiro de Jidalaias e efetuarem disparos contra ele.
Tiziu está foragido há dez dias, desde a data em que foi pedida a prisão dele