TRE-RO rejeita novas denúncias contra Marcos Rocha e o mantém no cargo de governador

TRE-RO rejeita novas denúncias contra Marcos Rocha e o mantém no cargo de governador

 

Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia decide por unanimidade pela improcedência da ação contra o governador


Porto Velho, RO - Em uma sessão de julgamento realizada nesta segunda-feira (18), o governador de Rondônia, Marcos Rocha, e seu vice, Sérgio Gonçalves, ambos do partido União Brasil, foram absolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) em uma ação que os acusava de abuso de poder político. 

O desembargador Miguel Mônico, relator da ação, havia solicitado a cassação do mandato e a inelegibilidade do governador, além da convocação de novas eleições.

A ação movida contra Marcos Rocha envolvia a extinção, por meio de decreto, da Estação Ecológica Soldado da Borracha, localizada entre os municípios de Cujubim e Porto Velho, próximo ao segundo turno das eleições de 2022. 

Essa medida gerou controvérsias, com acusações de suposta compra de votos, além de denúncias relacionadas à redução do ICMS da energia elétrica e práticas eleitoreiras na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O relator do caso, desembargador Miguel Mônico, propôs a inelegibilidade apenas do governador, deixando o vice-governador Sérgio Gonçalves fora desse pedido. 

Entretanto, o resultado do julgamento foi por unanimidade, indicando a improcedência da ação contra o governador. 

Apenas o juiz Higor Habbib acompanhou o relator em sua posição.

O governo de Rondônia justificou a extinção da Estação Ecológica Soldado da Borracha alegando falta de orçamento para a indenização necessária à desapropriação da área. 

O decreto de extinção da reserva foi publicado no Diário Oficial em outubro de 2022, às vésperas das eleições, o que gerou polêmica.

A área ambiental em questão foi delimitada para preservação em 2018, entre os municípios de Porto Velho e Cujubim. 

É importante destacar que o ato original de criação da reserva foi feito pelo então governador Confúcio Moura (MDB), há quatro anos, e, na época, ele afirmou que a área era de posse e domínio público, não permitindo titulação de terras particulares.

A decisão do TRE-RO em absolver o governador Marcos Rocha e seu vice, Sérgio Gonçalves, coloca fim à ação que os acusava de abuso de poder político no contexto da extinção da Estação Ecológica Soldado da Borracha. 

Agora, o governador poderá dar continuidade ao seu mandato e desempenhar suas funções no estado de Rondônia.

O advogado Nelson Canedo que foi advogado do governador Marcos Rocha e seu vice, disse que mais uma vez o Tribunal Regional Eleitoral fez justiça.

Como votaram: 

Pela improcedência
01- Presidente TRE - Desembargador Paulo Kiyochi Mori
02- Juiz Federal Ricardo Beckerath da Silva Leitão
03- Juiz de Direito Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa
04- Juiz de Direito Enio Salvador Vaz
05- Juiz Eleitoral José Vitor Costa Júnior

Pela cassação 
01- Desembargador Miguel Monico Neto - Relator 
02- Juiz Eleitoral Igor Habib Ramos Fernandes

da  redação
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.