O mapa destaca que o tremor ocorreu a 609 km de profundidade e atingiu 6.5 magnitudes, abaixo das coordenadas 8.21S e 71.36W.
A terra tremeu novamente no Acre, estado que faz divisa com Rondônia. De acordo com as plataformas Painel Global e a Rede Sismográfica do Brasil, o terremoto ocorreu na madrugada de hoje (28) na fronteira do Brasil com o Peru. A Rede Sismográfica fala em 6,2 de magnitude na Escala Richter. Já o Painel Global informou 6,5 de magnitude.
O forte terremoto foi registrado a 66 km de Tarauacá (AC), 111 km de Feijó (AC), 134 km de Ipixuna (AM) e 148 km de Jordão (AC). “O violento abalo teve seu hipocentro localizado sob as coordenadas 8.21S e 71.36W, a 609 km de profundidade. Apesar da grande intensidade do abalo, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície”, informou o Painel Global.
O mapa destaca que o tremor ocorreu a 609 km de profundidade e atingiu 6.5 magnitudes, abaixo das coordenadas 8.21S e 71.36W. “De acordo com dados recebidos do Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA, USGS, nas últimas 48 horas ocorreram 71 abalos tectônicos. Do total registrado, 61 foram sismos de baixa intensidade e 8 apresentaram magnitude moderada. 2 tremores foram classificados entre forte e muito forte”, completa.
Já a Rede Sismográfica explicou que a maioria dos eventos na fronteira do Brasil com o Peru ocorre devido à subducção da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana, portanto, tendem a ser profundos, como neste caso. “Assim como no caso do terremoto de 6.6 que ocorreu no dia 20 de janeiro nessa mesma região, a força do sismo foi atenuada pela sua grande profundidade abaixo da superfície”, informou uma publicação da Rede Sismográfica.
A Rede informou ainda que “apesar de terem ocorrido em solo brasileiro, esses sismos têm características andinas, devido ao mecanismo que os gerou, na região da Cordilheira dos Andes”. “A magnitude exata, o epicentro e a profundidade do terremoto poderão ser revisados, à medida que os sismólogos revisam os dados e refinam seus cálculos. O Serviço Geológico dos EUA calculou a magnitude em 6.5. Ressaltamos que soluções apresentadas por diferentes instituições podem apresentar variações de localização e magnitude”, concluiu.
Por Wanglézio Braga - News Rondônia