Programa Hiperdia, da Prefeitura de Porto Velho, atendeu cerca de 35 mil pacientes em 2023

Programa Hiperdia, da Prefeitura de Porto Velho, atendeu cerca de 35 mil pacientes em 2023

 


        
Atividades gratuitas foram oferecidas em todas as unidades de saúde do município

Porto Velho, RO - 
As atividades voltadas para pessoas que têm diabetes ou hipertensão foram intensificadas durante o ano de 2023 em Porto Velho, através do Programa Hiperdia, executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

O programa, desenvolvido pela pasta de saúde desde 2017, tem trazido bons resultados e transformado a vida de muitas pessoas. É o caso de Maria de Fátima Frota, que já faz parte do projeto há anos.

“Esse programa é uma das melhores coisas na minha vida. Eu digo isso porque hoje, graças a Deus, eu posso dizer que estou bem. Através desse projeto, a gente aprende muitas coisas que melhoram o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida”, relata Maria de Fátima.

ATENDIMENTOS

Unidades de saúde atendem a população com diversos serviços, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia

Em Porto Velho, aproximadamente 35 mil pessoas foram acompanhadas pelo Programa Hiperdia em 2023, sendo 25.234 hipertensos e 9.199 com diabetes.

Segundo a coordenadora do projeto, Soraya Dalboni, a cada dia o número de pessoas aumenta, devido aos benefícios ofertados.

“Esse programa realmente muda a vida das pessoas. Quem participa não quer mais sair, porque eles são acompanhados pelas nossas equipes de saúde da família. As pessoas atendidas recebem orientações, são examinadas, têm todo o apoio que precisam para manter a qualidade de vida”, destaca.

Durante o acompanhamento realizado pelo Hiperdia, os pacientes participam de encontros rotineiramente, onde, geralmente, são oferecidos serviços como:

Aferição de pressão;

Palestras sobre alimentação saudável;

Distribuição de cadernetas do idoso;

Testes de glicemia;

Testes rápidos para HIV, Hepatite B e C e Sífilis;

Exame de oximetria;

Atividades físicas;

Entre outros.

SERVIÇOS AMPLIADOS

Grupos de encontro e atividades educativas são realizados periodicamente

Todos esses serviços são ofertados nas unidades de saúde das zonas urbana e rural. Além disso, as atividades foram ampliadas para mais próximo das comunidades.

Exemplo desse trabalho é a Unidade de Saúde da Família Nova Floresta, na zona urbana. Segundo o gerente da USF, Júnior Enivaldo, durante todo o ano, os encontros com os pacientes foram feitos no pátio de uma igreja da região.

“Nós procuramos fazer os encontros aqui para facilitar para a comunidade o acesso ao Programa Hiperdia. Aqui, eles são orientados na alimentação, passam por consultas com a médica e ainda fazem tudo perto de casa”, destacou.

Na zona rural, os serviços também ganharam ampliação em 2023. A direção da Unidade de Saúde da Família São Carlos, no baixo Madeira, realizou a ação durante todo o ano em uma igreja da comunidade. A gerente da USF São Carlos, Carla Alessandra Neves, ressaltou a importância do Hiperdia e destacou a efetividade do programa na localidade.

“Neste ano, nossos pacientes participaram mesmo das atividades. Eles receberam orientações para uma melhor qualidade de vida, além de estarem sendo acompanhados pela equipe médica. O Programa Hiperdia da Semusa é realmente bem aproveitado pelos pacientes, principalmente por realizarmos mais próximo da comunidade”, relatou Carla.

O programa, que teve um bom resultado em 2023, seguirá os mesmos caminhos em 2024. Portanto, os interessados em participar dos atendimentos do Hiperdia podem comparecer à unidade mais próxima de sua residência portando os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS, comprovantes de residência, receita e laudo médico que ateste a condição de saúde.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

da redação FM Alô Rondônia

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.