O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) inaugura, em 2024, uma nova e transformadora era em sua atuação: o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD).
Macro diretriz da nova gestão da Instituição, o CEOD é definido como uma moderna filosofia de atuação institucional que utiliza a ciência de dados e a inteligência artificial, a fim de otimizar as entregas do Tribunal para a sociedade, dentro da premissa básica de “fazer mais com menos”.
Essa abordagem permitirá ao Tribunal analisar informações de forma racional, estruturada, segura, assertiva, verticalizada e antecipada. Poderá, assim, identificar padrões, riscos e oportunidades de melhorias contínuas, que, por sua vez, refletirão em toda a atividade administrativa sob a fiscalização do TCE.
Trata-se, portanto, de um novo paradigma, que coloca o Tribunal de Contas na vanguarda em sua atuação, pois possibilitará ao órgão desenhar uma visão ampla do que funciona o que não funciona na administração pública. E mais do que isso: prever tendências e riscos futuros.
Outro ponto importante: o CEOD dialoga, em harmonia, com as outras três prioridades fundamentais definidas no Plano de Gestão 2024/2025 do TCE-RO: a Valorização Material dos Servidores, a Indução para Efetividade das Políticas Públicas e a Promoção da Integridade.
COMPROMISSO
De acordo com o presidente do TCE-RO, conselheiro Wilber Coimbra, a gestão 2024-2025 do Tribunal de Contas tem um firme e sólido compromisso: dar continuidade aos projetos e ações, desenvolvidos nos últimos anos, com as inovações e melhorias que se fizerem necessárias e possíveis.
“Dessa forma, temos a convicção de que iremos, em regime condominial com membros e servidores tanto do Tribunal como do Ministério Público de Contas, contribuir com uma administração pública, em geral, mais efetiva, transparente e, proeminentemente, orientada para o bem-estar coletivo, por meio da prestação de um serviço público de controle externo qualificado”, completou.
Por ASCOM TCE-RO - 30
da redação FM News Rondônia