Oposição pedirá impeachment de Lula após ataque a Israel

Oposição pedirá impeachment de Lula após ataque a Israel

                                           Mais de 40 parlamentares assinaram o pedido



Carla Zambelli, André Fernandes e Caroline de Toni Fotos: Bruno Spada| Zeca Ribeiro| Vinicius Loures /Câmara dos Deputados

Parlamentares da oposição assinaram neste domingo (18) um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por conta da fala que comparou a guerra em Gaza com o holocausto de judeus pelo regime nazista.

Proposto pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o pedido é baseado no artigo 5º da Lei 1.079/50 que diz ser razão para perda de mandato “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Leia também1 Lula é criticado por instituições, parlamentares e cantores
2 Silvio Navarro: Ataque de Lula a Israel é caso de impeachment
3 Abilio Diniz, fundador do Pão de Açúcar, está internado na UTI
4 Novo entrará com notícia-crime contra Lula após ataque a Israel
5 Lula diz não saber sobre a crise da Venezuela com a ONU

Mais de 40 parlamentares já assinaram o pedido, entre eles Julia Zanata (PL-SC), Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO), Mario Frias (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Carol De Toni (PL-SC), André Fernandes (PL-CE), Marcel Van Hattem (Novo-RS), e outros.

Ao criticar a resposta militar dada pelas forças israelenses após um ataque terrorista do grupo Hamas, o chefe do Executivo nacional comparou Israel com o crime de genocídio praticado por Adolf Hitler contra os judeus no século passado.

– Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus – declarou o petista.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não poupou críticas ao líder brasileiro e disse que suas palavras são “vergonhosas e graves” e a comparação “cruza uma linha vermelha”.

– As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e fá-lo ao mesmo tempo que defende o direito internacional – escreveu Netanyahu.

Por outro lado, o grupo terrorista Hamas agradeceu o petista pelo apoio e disse que ele refletiu o que o povo palestino sente em relação aos ataques israelenses.

– Nós do Movimento Resistência Islâmica (Hamas) agradecemos a declaração feita pelo presidente brasileiro Lula da Silva, que descreveu o que nosso povo palestino enfrenta na Faixa de Gaza como um Holocausto e que as ações dos sionistas hoje em Gaza são as mesmas que Hitler fez com os judeus durante a Segunda Guerra Mundial – diz a nota do grupo palestino.

pleno news

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.