URGENTE: Alexandre de Moraes decide soltar Valdemar Costa Neto, presidente do PL

URGENTE: Alexandre de Moraes decide soltar Valdemar Costa Neto, presidente do PL

 

                                                                                                           Reuters/Ueslei Marcelino

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu conceder liberdade provisória ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que havia sido preso durante a operação da Polícia Federal na última quinta-feira (8). A operação investiga uma suposta organização envolvida em um golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva.

Moraes seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República, que argumentou sobre a idade de Valdemar Costa Neto como motivo para a concessão da liberdade provisória. A prisão em flagrante ocorreu devido à posse irregular de uma arma e uma pepita de ouro encontradas em sua residência.

Na sexta-feira (9), a prisão em flagrante foi convertida em preventiva por decisão do ministro Alexandre de Moraes. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, em dezembro, havia assinado um parecer favorável à operação da PF, que tinha como alvo aliados de Bolsonaro. No entanto, a PGR solicitou que Valdemar fosse alvo apenas de busca e apreensão.

A Polícia Federal revelou que o grupo investigado se organizou para disseminar fraudes nas eleições de 2022 antes de sua realização, com o objetivo de justificar uma intervenção militar usando táticas de milícia digital. A Operação Tempus Veritatis cumpriu 33 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva em nove estados e no Distrito Federal.

Com informações do R7.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.