Brasil lidera transição energética: conheça os combustiveis do futuro

Brasil lidera transição energética: conheça os combustiveis do futuro

 


       Câmara aprova projeto para criar "combustíveis do futuro" no Brasil. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Porto Velho, Rondônia - A Câmara dos Deputados aprovou uma legislação inovadora que promove o desenvolvimento dos “combustíveis do futuro”, marcando um passo estratégico na evolução da matriz energética do Brasil. A nova lei deverá adotar programas nacionais de diesel verde, biocombustível sustentável para aviação e biometano, aumentando ainda a mistura de etanol e biodiesel na gasolina e diesel, respectivamente.

Mudanças propostas pelo projeto

O novo texto, um substitutivo do deputado Arnaldo Jardim, foi aprovado em 13 de março e baseia-se no Projeto de Lei 528/20, introduzido pelo ex-deputado Jerônimo Goergen. A lei proposta deverá seguir para o Senado para apreciação.

Uma vez convertido em lei, o texto deverá aumentar o nível atual de mistura de etanol na gasolina de 22% para até 35%. Atualmente, a mistura de etanol na gasolina pode variar de 18% a 27,5%.

Para o biodiesel, que atualmente é misturado ao diesel à taxa de 14%, o novo projeto de lei estipula um aumento anual de 1% na mistura a partir de 2025, até atingir 20% em março de 2030. No entanto, esses níveis serão revistos de acordo com a viabilidade das metas pela avaliação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Fonte: O Antagonista

da redação FM Alô Rondônia
         

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.