Casodá também é o primeiro indígena graduado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Arquivo: Gasodá SuruiEm um país que por séculos tratou de esconder quem deveria ovacionar, um dia histórico está próximo de acontecer neste estado. A partir de 01 de abril, justamente na data em que Brasil comemora os Povos Indígenas brasileiros, Casodá Suruí vai ocupar pela primeira vez a titularidade da Superintendência Estadual Indígena (SI).
A nomeação dele foi publicada nesta quinta,14/04 no Diário Oficial do Estado (Diof) que diz: “o governador do estado de Rondônia, no uso das suas atribuições que lhes confere o artigo 65, inciso V, da Constituição Estadual e, nos termos da Lei Complementar nº965, de 20 de dezembro de 2017 resolve: nomear Casodá Suruí, para exercer o Cargo de Direção Superior superintendente Estadual do Indígena”.
Para a coordenadora da Associação Etnoambiental Kanindé e ativista ambiental, Ivaneide Cardozo, Casodá entra para o hall dos grandes nomes indígenas de Rondônia. A expectativa é pela valorização da cultura dos povos originários. “Olha a novidade. Vibramos com mais um nome indígena atuando para o respeito e a valorização da cultura e dos povos originários”.
Órgão de intermediação e provedor de ações, a Superintendência Estadual do Indígena (SEI) atua para criar políticas públicas voltadas para os indígenas originários. A pasta é vinculada à Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (SEADS).
Antes da titularidade, Casodá já tinha feito história na educação. O indígena (https://www.youtube.com/watch?v=H1CoElH32dA&t=1s) é o primeiro mestre com formação em Geografiapela Universidade Federal de Rondônia (Unir).
da redação FM News Rondônia