Crescimento econômico de Rondônia foi o segundo melhor da Região Norte em 2023

Crescimento econômico de Rondônia foi o segundo melhor da Região Norte em 2023

 Em linhas gerais, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9%, totalizando R$ 10,9 trilhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Com projeção de 5,1%, Rondônia ficou com o 2° lugar no ranking entre os estados da região Norte do Brasil no índice de crescimento econômico referente ao ano de 2023. O nosso estado só perde para o Tocantins que registrou 10,1%. O menor índice da região foi do Amapá com 2,0%. Depois de Rondônia, o destaque vai para o Acre, com seus 4,2%. No ínterim, aparecem ainda Roraima (3,1%) e o Amazonas (2,4%).

Em linhas gerais, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9%, totalizando R$ 10,9 trilhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados dos subnacionais vem da projeção do relatório regional econômico 2023, do Banco do Brasil.

A Plataforma Brasil em Mapas destacou que “todas as 27 unidades federativas tiveram crescimento positivo, 20 delas tiveram crescimento igual ou superior à média nacional” e que “Os maiores destaques foram Mato Grosso (10,3%) e Tocantins (10,1%) com os maiores crescimentos médios do país. Ambos, os irmãos do centro-oeste e norte cresceram 3 vezes a média nacional. Além de maior crescimento no ano, estes dois estados são destaques também na série histórica 2002-2022”.

Entre os componentes do PIB, houve crescimentos na Agropecuária (15,1%), na Indústria (1,6%) e em Serviços (2,4%). Pela ótica da demanda, o Consumo das famílias foi 3,1%.

Por Wanglézio Braga - NR

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.