“Operação Páscoa” tem início para verificar produtos e garantir segurança nas compras neste período

“Operação Páscoa” tem início para verificar produtos e garantir segurança nas compras neste período

 

        A ação visa garantir fidelidade das indicações de peso e volume nos itens relacionados à Páscoa


Porto Velho, RO - 
O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) deu início à “Operação Páscoa”, uma ação especial voltada para a verificação em laboratório de produtos típicos desta época do ano. A iniciativa visa garantir a fidelidade das indicações de peso e volume nos itens relacionados à Páscoa, como chocolates, ovos de chocolate e embalagens para venda desses produtos.

O presidente do Ipem/RO, Carlos Albuquerque ressaltou sobre a ação. “O nosso objetivo é proteger os consumidores durante suas compras, o Ipem-RO realizará exames minuciosos em laboratório para confirmar se os produtos estão sendo comercializados, conforme as normas e padrões estabelecidos. Itens como ovos de chocolate, chocolates diversos como bombons, trufas e formatos variados, além de embalagens específicas para a venda de itens da Páscoa, serão submetidos a essas verificações”, explicou.

As amostras foram coletadas em diversos estabelecimentos, desde pequenos mercados até grandes lojas especializadas, abrangendo diferentes portes e variedades de produtos.

Todas as análises serão realizadas, simultaneamente, no laboratório do Ipem-RO, garantindo um processo eficiente e rigoroso.

De acordo como o diretor Técnico e Operacional, Jean da Costa Ferreira, “em conformidade com o plano de trabalho pactuado entre Rondônia e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), como em nível nacional, deu-se início às atividades da ‘Operação Páscoa’, objetivando a proteção do consumidor e a verificação dos produtos pré-embalados pela equipe do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia. Os produtos são coletados e levados até o laboratório do Ipem-RO, onde passarão por perícia para a verificação se a quantidade declarada pelo fabricante é de fato, a quantidade declarada no produto”, referenciou.

TRANSPARÊNCIA


As amostras foram coletadas em diversos estabelecimentos

É importante ressaltar que todos os produtos embalados, considerados como pré-medidos (pesados sem a presença do consumidor), devem informar obrigatoriamente, o peso ou volume na embalagem. Esta ação do Ipem-RO reforça o compromisso com a transparência e qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores durante o período da Páscoa, assegurando que as compras sejam feitas de forma justa e confiável.

Segundo o metrologista do Ipem/RO, Elli Maus. “o papel do Instituto em fiscalizar a quantidade declarada pelo fabricante na embalagem, é fundamental para garantir a justa concorrência entre as indústrias e consequentemente, o consumidor é beneficiado, pois tem a certeza que está pagando pelo que consta no rótulo”, afirmou.

A operação visa, também, orientar e conscientizar os comerciantes sobre a importância de seguir as normas de pesagem e embalagem, estabelecidas pela legislação vigente, para contribuir com um período de Páscoa mais seguro e satisfatório para todos.


Fonte: Governo de Rondônia

da redação FM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.