Tambaqui de Rondônia vai parar em evento nos EUA e Rocha quer ampliar mercado

Tambaqui de Rondônia vai parar em evento nos EUA e Rocha quer ampliar mercado

 A delegação rondoniense, que já trabalha em um dos estandes da feira, quer trazer na bagagem ótimas possibilidades de comércio com outros países graças à cultura do Tambaqui.


governador Marcos Rocha (UB) exaltou com grande expectativa a participação de Rondônia na “SEAFOOD 2024/Boston”, que começou a 42ª edição neste final de semana nos Estados Unidos com término marcado para a próxima terça-feira (12). A delegação rondoniense, que já trabalha em um dos estandes da feira, quer trazer na bagagem ótimas possibilidades de comércio com outros países graças à cultura do Tambaqui.

“Nunca escondi o quanto acredito no potencial do tambaqui de Rondônia. Um pescado que tem conquistado o mundo gastronômico. Esse ano fiz questão que o nosso Estado estivesse presente na feira Seafood 2024. Temos o nosso estande, nessa que é uma das maiores feiras de pescados do mundo e uma excelente vitrine para nossos produtores e industriais locais”.

Segundo o governo, a delegação rondoniense levou cerca de 80 kg de peixe para o evento. Um chefe de cozinha integra a comitiva que preparará e apresentará aos gringos, os melhores pratos à base do filé, da costelinha e da banda do Tambaqui.

Rocha lembrou que “ano passado conquistamos um prêmio, durante a feira, com a costelinha de tambaqui e esse ano voltamos para fecharmos ainda mais negócios”. “E é perceptível o quanto esses incentivos têm resultado em lucro para os produtores”, concluiu.

RECONHECIMENTO

No ano passado, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu a Indicação Geográfica (IG), na categoria “Indicação de Procedência”, para a produção de Tambaqui, na região do Vale do Jamari em Rondônia. O reconhecimento deve-se ao fato desta região ser a maior produtora do peixe Tambaqui da Amazônia (Colossoma macropomum) in natura e processado.

Por Wanglézio Braga - NR

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.