Alta de cacau e café fazem IGP-M inverter sinal e subir 0,31% em abril, após recuo em março

Alta de cacau e café fazem IGP-M inverter sinal e subir 0,31% em abril, após recuo em março

 

        No ano, indicador ainda está em campo negativo com variação de -0,60%


Porto Velho, Rondônia - O salto nos preços do cacau, de 63% e do café (9,57%), somados a pressão dos preços dos alimentos in natura, levaram o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) a inverter o sinal em abril e registrar uma alta de 0,31%, acima das projeções do mercado, depois de um recou de 0,47% em março, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo FGV Ibre. No ano, no entanto, o indicador de inflação continua no campo negativo, com queda de 0,60%. Em 12 meses, o IGP-M acumula uma variação de - 3,04%. Em abril de 2023, o índice acumulava queda de 2,17% em relação aos 12 meses anteriores.

Segundo André Braz, coordenador dos Índices de Preços do FGV Ibre, os alimentos in natura continuam sendo um dos maiores contribuintes para a inflação, com destaque para o tomate, que variou de -0,36% em março para 16,19% em abril, e o mamão, que aumentou de 3,17% para 25,55%. Na construção civil, o destaque fica para o grupo mão de obra, cuja taxa de variação subiu de 0,23% para 0,74%.

Ele destaca ainda que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) também teve uma inversão neste mês, registrando alta de 0,29%, ante a uma queda de 0,77% em março. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também teve um ligeiro avanço em relação ao mês anterior, alta de 0,32%, contra a de 0,29% observada em março.


Fonte: O GLOBO


da redação FM  Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.