Caso aconteceu na cidade de Vantaa. Criança de 12 anos suspeita de ter atirado chegou a fugir, mas a polícia a encontrou horas depois
Uma escola com alunos entre 7 e 15 anos na cidade de Vantaa, na Finlândia, tornou-se palco de um tiroteio que deixou uma criança morta e duas feridas. E o suposto autor dos disparos é também um jovem, de 12 anos.
Por volta das 9h desta terça-feira (3h no horário de Brasília), professores, alunos e funcionários da escola Viertola ouviram os tiros. Os responsáveis acionaram a polícia, que pediu aos residentes locais que permanecessem em casa.
O colégio estava lotado após o feriado da Páscoa. Três crianças de 12 anos acabaram atingidas e levadas para o hospital. Uma não resistiu, enquanto as outras duas se encontram em estado grave.
Segundo a emissora pública Yle, os policiais foram, então, atrás do suposto atirador, também uma criança de 12 anos, que teria fugido da escola. A instituição conta com 800 alunos e 90 funcionários.
Criança suspeita com arma
De acordo com a polícia, o suposto atirador se encontrava do outro lado de um rio que corta a cidade e foi detido “de forma calma”. Com ele, uma arma de fogo.
O primeiro-ministro da Finlândia, Petteri Orpo, se manifestou no X (antigo Twitter). “A cena do tiroteio em Vantaa choca profundamente. Os meus pensamentos estão com as vítimas, os seus entes queridos e os restantes alunos e funcionários da escola Viertola”, escreveu.
“Estamos acompanhando a situação de perto e aguardando informações atualizadas das autoridades”, continuou.
Vantaa é a quarta maior cidade da Finlândia, com cerca de 240 mil habitantes, e fica ao norte da capital Helsinque. No país, dois tiroteios em escolas, em 2007 e 2008, fizeram o governo endurecer as leis contra armas.
Mesmo assim, em uma população de 5,5 milhões de pessoas, 430 mil são proprietárias de armas licenciadas. E, segundo o Ministério do Interior, mais de 1,5 milhão de armamentos está em circulação no país.
da redação FM Rondôniadinamica