Fruta originária do Brasil possui inúmeros benefícios para a saúde
A jabuticaba é uma fruta originária do Brasil e nativa da Mata Atlântica, sendo encontrada principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Goiás. Ela é rica em nutrientes como vitamina C, quecetina e taninos, que têm ação antioxidante e ajudam a combater os radicais livres, evitando o envelhecimento do organismo.
Os benefícios da roxinha brasileira são inúmeros. As fibras da jabuticaba aumentam a absorção de água no intestino, o que ajuda no trânsito intestinal e também é rica em magnésio, o que ajuda na digestão.
Leia também1 O que são as "gorduras do bem" e qual sua importância
2 Diástase abdominal: Saiba o que é, como identificar e tratar
3 Conheça os hábitos que podem detonar a saúde dos cabelos
4 Quais os cuidados necessários para fazer depilação a laser?
5 Saiba os principais benefícios do pilates, uma prática centenária
Os antioxidantes presentes na fruta ajudam a proteger as células do sistema nervoso, promovendo a produção de serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”.
Mas o poder maior da jabuticaba está em sua casca, que geralmente é descartada por seu sabor adstringente e a sensação de aspereza que deixa na boca. A casca contém antocianinas que são responsáveis pela cor arroxeada da jabuticaba. Mas além da cor, as antocianinas interferem no metabolismo da glicose e ajudam a regular a glicemia (concentração de glicose no sangue).
Caso o sabor da casca não lhe agrade, não há problema, pois é fácil de encontrar suplementos e compostos da casca da jabuticaba em casas de produtos naturais.
Por outro lado, o excesso da fruta pode ser prejudicial, devido à sua riqueza em fibras. O consumo exagerado pode gerar inchaço, gases e constipação. No entanto, a quantidade máxima indicada pelos nutricionistas é considerável: cerca de 30 gramas de fibras por dia, sendo que em 100 gramas de jabuticaba (o equivalente a 20 frutas) têm apenas 2,3 gramas.
pleno news