A dívida de Cassol com Porto Velho; Atenção órgãos de controle; Analisando pré-candidatos

A dívida de Cassol com Porto Velho; Atenção órgãos de controle; Analisando pré-candidatos

           Se a Caerd e o Governo Cassol tivessem executado o projeto de saneamento básico na capital





                         Por Herbert Lins

                            Existe uma dívida do Governo Cassol com Porto Velho em relação a recursos disponibilizados pelo Governo Lula I e II via PAC para o Governo de Rondônia realizar o saneamento básico da capital, em virtude deste possuir uma Companhia de Águas e Esgoto, ou seja, a Caerd. O recurso (cerca de R$ 900 milhões de reais) foi repassado em comum acordo entre União, Estado e Município. O ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) informou a Coluna que concordou com o envio deste recurso para o Governo de Rondônia que tinha a frente o ex-governador Ivo Cassol (PP), por entender que o recurso do saneamento ajudaria a reerguer economicamente a Caerd, por sua vez, a população de Porto Velho teria 100% de água e esgoto assegurado. Roberto Sobrinho reforçou que, se a Caerd e o Governo Cassol tivessem executado o projeto de saneamento básico na capital, criaria condições para que a Caerd ampliasse o serviço de água e esgoto para outras regiões do estado. Resumindo, a aplicação de todo o recurso não se deu por divergência entre representantes políticos e, também, pela dificuldade do Governo Cassol de elaborar o projeto de saneamento para a capital na época, abrir a licitação e entregar a obra para a população porto-velhense.
Perder


                  A ganância, interesses, disputa de poder e do desejo de controlar o uso desse dinheiro para contratar as “empresas” da cozinha para realizar as obras do PAC do saneamento básico em Porto Velho, terminou em disputas entre o ex-governador Ivo Cassol (PP) e o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT). Tal disputa levou a capital a perder os recursos do saneamento básico.

Conhecimento

Será que o pré-candidato ao Prédio do Relógio, o agroboy Valdir Vargas do PP do ex-governador Ivo Cassol, tem conhecimento que em 2006, 2007 e 2008, o Governo Federal liberou recursos para deixar Porto Velho 100% saneada e com água potável nas torneiras da população porto-velhense? Vale lembrar que o montante de recursos chegou a ficar disponível na agência da  Caixa Econômica Federal da Avenida Carlos Gomes.

Explicando

Quem responsabilizaremos pelo prejuízo a população porto-velhense que ficou sem saneamento básico e sem distribuição de água potável nas torneiras? Hoje o custo para atender 100% gira em torno de 2 bilhões de reais. É o PP ou o PT que pagará essa fatura nas urnas? Por sua vez, o pré-candidato agroboy Valdir Vargas (PP) vai começar a sua pré-campanha explicando essa dívida do Governo Cassol com Porto Velho.

Permanece

Falando no agroboy, o senador Jaime Bagatolli e a deputada federal Silvia Cristina, filiados ao PL, abraçaram a pré-candidatura do advogado Valdir Vargas (PP) ao Prédio do Relógio. Neste caso, levaram o seu apoio pessoal, mas a nominata de vereadores da legenda bolsonarista permanece com a pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho (União).

Conta

O futuro secretário de Agricultura Janderson Dalazen, coordenador da 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, informou que a feira conta com 26 vitrines tecnológicas e 650 expositores, oferecendo aos visitantes a chance de conhecer de perto as inovações do mercado, acesso a uma gama de produtos, mercadorias, serviços, maquinário e insumos agrícolas.

Lixo I

Não adiantou distribuir pendrive e dossiê impresso para a imprensa sobre a contração da Marquise para realizar a coleta do lixo de Porto Velho sob o valor de R$ 2.1 bilhões. Nem mesmo plantar notícias em alguns jornais eletrônicos da capital, como tentativa de intimidar o prefeito Hildon Chaves (PSDB) para recuar na contratação. Por sua vez, chamar a atenção dos órgãos de controle no intuito de cancelar a contração da referida empresa de coleta de lixo.

Lixo II

O prefeito Hildon Chaves (PSDB) recorreu aos ensinamentos do livro Arte da Guerra do general chinês Sun Tzu: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de uma centena de batalhas”.

Lixo III

Como o prefeito Hildon Chaves (PSDB) conhece os pontos fortes e os pontos fracos dos operadores da concorrente Amazon Forte que detinha o contrato emergencial da coleta de lixo da nossa capital, com sua habilidade política, escalou os vereadores e subjugou o inimigo sem luta. Esse é o triunfo final, conhecido como ataque por estratagema.

Fatura

O passar do tempo revelará se a assinatura do contrato da Prefeitura de Porto Velho, na gestão do prefeito Hildon Chaves (PSDB), com a Marquise para realizar a coleta de lixo, foi realizada na legalidade e com transparência. Caso contrário, a fatura pode chegar e melar as pretensões de Chaves de suceder o governador Coronel Marcos Rocha (União) no Palácio Rio Madeira.

Melar

Falando em melar, segundo leitores, prefeito Hildon Chaves (PSDB), o senhor precisa ter um olhar mais detido para os pagamentos do IPAM aos conveniados. Informações dão conta que, com “dois minutos” de investigação dos órgãos de controle, pode melar a gestão e os índices de aprovação da sua gestão.  

Conhecido

O pré-candidato ao Prédio do Relógio Ricardo Frota (Novo), tem recorrido à estratégia dos “3S” – Sapato, Suor e Saliva, para se fazer conhecido do eleitorado de Porto Velho. Frota visitou o setor chacareiro, bairro Universitário e o Campo do 13, no final de semana que passou.

Corrida

Quem anda sumida da corrida ao Prédio do Relógio é a pré-candidata Euma Tourinho (MDB). Já o Diretor do Detran, Léo Moraes (Podemos), usa o órgão para promoção pessoal como estratégia para crescer seu nome junto ao público alvo na intenção de suceder o prefeito Hildon Chaves (PSDB).

Disputa

Analisando a nominata dos pré-candidatos a vereadores do União Brasil, a vereadora Ellis Regina e o vereador Dr. Macário se reelegem tranquilamente. Disputa a terceira cadeira na CMPV pela legenda, o vereador Edmilson Dourado, Pastor Sandro e Rogério Quaresma.  

da redação FM Rondôniadinamica                                                                                                                     


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.