Os policiais que agora fazem parte do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado (BPTAR) da Polícia Militar, foram apresentados nesta terça-feira (28).
O Batalhão é composto por policiais militares da capital e interior, treinados e prontos para atuar no combate ao crime organizado em Porto Velho.
Segundo o governador Marcos Rocha, a criação do batalhão representa um marco na luta contra as organizações criminosas que atuam de forma estruturada e coordenada.
No BPTAR, está inserido o Grupo de Intervenção Rápida Ostensivo (GIRO), composto por equipes de moto patrulhamento tático, assim definidas devido a sua formação com no mínimo quatro policiais militares, em que um deles exerce a função de segurança da equipe na garupa de uma das motocicletas, sempre em condições operacionais, durante o patrulhamento e deslocamentos.
Na justificativa para criação do Batalhão, o comandante-geral da PM, coronel Regis Braguin, explicou que nos últimos anos, tem se verificado um aumento das ações relacionadas ao crime organizado e sobretudo das facções criminosas, ocasionando um aumento nos casos de homicídios, roubos e furtos.
O Batalhão foi estruturado com viaturas novas, fardamento novo e armamentos de última geração, além de uma tecnologia avançado que deve ajudar nas investigações contra o crime organizado na capital.
da redação