PREEVENÇÃO E TRATAMENTO
A data 31 de maio foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como Dia Mundial sem Tabaco, com o objetivo de conscientizar e, principalmente, mobilizar a população sobre as consequências à saúde e onde buscar ajuda. O Governo de Rondônia por meio Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai capacitar nos dias 4 e 5 de junho cerca de 208 profissionais de saúde do estado, com o apoio do do Instituto Nacional do Câncer, para atuarem juntos na campanha de combate ao tabagismo.
De acordo com o titular da Sesau, Jefferson Rocha, cerca de 2.649 pacientes realizam o tratamento para o tabagismo, em Rondônia. O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que deseja iniciar o tratamento com o intuito de parar de fumar, deve se direcionar à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do seu município, e a equipe de Estratégia da Saúde Familiar fará o acompanhamento necessário.
Segundo aponta a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), a proporção de jovens fumantes na faixa etária entre 13 e 17 anos passou de 6,6% em 2015, para 6,8% em 2019. O uso de cigarro eletrônico é maior entre crianças de 13 a 15 anos do que entre adultos, em todas as regiões, segundo dados da OMS.
CAMPANHA
Neste ano, a Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde (Coaps), por meio do Núcleo de Controle do Tabagismo da Sesau, em parceria com o Núcleo de Programa de Saúde na Escola, em uma iniciativa conjunta intitulada “Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco”, realizaram ações nas instituições de educação.
A equipe da Coaps realizou palestras na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Brasília, de 22 a 24 de maio, com o tema “Proteger as crianças da interferência da indústria do tabaco”. Esta ação teve como enfoque, o controle e combate ao tabagismo, conscientizando sobre os malefícios do cigarro, alertando acerca de doenças e mortes causadas pelo fumo, e responsabilizando a indústria pelos danos causados às crianças e jovens.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, realizar campanhas e capacitar servidores são medidas para melhorar a qualidade da saúde pública. “O governo tem investido na capacitação dos profissionais de saúde e desenvolvido ações preventivas de sensibilização para as inúmeras doenças associadas ao tabagismo. Nosso objetivo é que possamos diminuir o número de jovens fumantes e consequentemente, a incidência das doenças relacionadas”, pontuou.