Conheça o maior navio de guerra da América Latina enviado para ajudar população do Rio Grande do Sul

Conheça o maior navio de guerra da América Latina enviado para ajudar população do Rio Grande do Sul

 

       José Mucio Monteiro esteve a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, para discutir as próximas etapas do processo de retomada da construção naval brasileira


Porto Velho, Rondônia - O Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, maior navio de guerra da América Latina, foi enviado pela Marinha do Brasil para ajudar a população do Rio Grande do Sul. A embarcação vai auxiliar no resgate a vítimas e no transporte de suprimentos.

Segundo a Marinha, o "Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) 'Atlântico'", o Capitânia da Esquadra brasileira, sairá da Base Naval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8) com destino à cidade de Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul. O navio levará oito embarcações de médio e pequeno porte e duas estações móveis para tratamento de água.

Neste ano, a Marinha também mobilizou seu maior navio para ajudar nos esforços de resgate às vítimas da tragédia causada pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. Medindo cerca de 203 metros de comprimento, o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico ficou em São Sebastião. Um hospital de campanha com 200 leitos foi montado dentro da estrutura do navio para atender as vítimas das chuvas, que deixaram ao menos 65 pessoas mortas em São Sebastião.

Versátil, o NAM Atlântico já foi empregado nas mais diferentes operações desde que começou a navegar em 1998. De construção britânica, o navio teve como nome HMS Ocean até ser comprado por US$ 117 milhões pelo governo brasileiro, em 2018. Desde então, é tido como o principal navio da frota nacional.

Veja detalhes da embarcação:
  • Comprimento total: 203,43 m
  • Deslocamento carregado: 21.578 t
  • Velocidade máxima mantida (VMM) prevista em projeto: 18,0 nós (33,3 km/h)
  • Raio de ação: 8.000 milhas náuticas;
  • Acomodação para tropa: 806 Fuzileiros Navais
  • Total de aeronaves embarcadas: 18 helicópteros.
Uma das primeiras missões do HMS Ocean foi prestar ajuda humanitária para cidadãos da Nicarágua e Honduras vítimas do furacão Mitch, já em 1998. No ano seguinte, o navio britânico participou de intervenções militares em Serra Leoa. O HMS Ocean participou de outros conflitos militares, como quando em 2003 foi empregado na Guerra do Iraque.

Também foi enviado para a região a Embarcação de Desembarque de Carga Geral Guarapari, que atuará em apoio aos desabrigados. O navio é dotado de uma rampa capaz de atracar em praias para resgatar as vítimas em áreas isoladas, segundo a Marinha.

Previsão de fortes chuvas para terça-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na manhã desta segunda-feira um alerta vermelho para a previsão de tempestade em áreas do Rio Grande do Sul, estado que enfrenta fortes temporais desde a semana passada. O aviso de "grande perigo" é válido até terça-feira e prevê que haverá "volume total de chuva pode superar os 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos acima de 100 km/h e queda de granizo".

De acordo com o comunicado do Inmet, há ainda "grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário". O alerta é válido para os municípios de Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.


Fonte: O GLOBO

da redação FM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.