Deputado Ezequiel Neiva visita superintendente do Incra para tratar da regularização de terras

Deputado Ezequiel Neiva visita superintendente do Incra para tratar da regularização de terras

 Vila Neide e outros projetos de assentamento na região foram temas.


O deputado Ezequiel Neiva se reuniu com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Luiz Flávio, para tratar da regularização de terras no estado. Também participaram da reunião o chefe do setor de regularização fundiária, Antônio Heller, e o chefe do setor de Desenvolvimento de Assentamento, Claudinei Barreto. 

Neiva recebeu a boa notícia do superintendente, de que uma equipe do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), contratada pelo Incra, chegou ao município de Cabixi nesta terça-feira (14), para iniciar o georreferenciamento do Projeto de Assentamento (PA) Várzea Alegre, povoado distante cerca de 10 km da sede de Cabixi, e que está localizado à margem do rio que leva o mesmo nome da cidade.

Luiz Flávio explicou que a equipe do Ifro deverá permanecer no PA Várzea Alegre por três dias. Disse que em seguida os técnicos realizaram o georreferenciamento nos distritos de Vitória da União e Alto Guarajus, em Corumbiara. O próximo passo, segundo o superintendente do Incra, será o encaminhamento das equipes de supervisão e aprovação dos georrefenciamentos. 

“De 10 a 22 de junho o Incra encaminhará à região uma equipe de regularização dos lotes dos assentamentos onde foram realizados os Geos e nas demais localidades que destacaram de regularização fundiária”, acrescentou Luiz Flávio. 

O superintendente destacou que no último mês de novembro foi realizado o georreferenciamento da Vila Neide, outra localidade que há anos busca a legalização. Flávio ressaltou ainda que o georreferenciamento é o primeiro passo para a regularização das terras que encontram-se com pendências.  

Sobre a regularização da Vila Neide, moradores da localidade afirmam que falta iniciativa do poder público municipal para a regularização da vila que tem mais de 30 anos de existência e cerca de 200 moradores. Populares mais antigos na Vila acreditam que falta ação efetiva para legalizar as terras.

O deputado Ezequiel Neiva enalteceu os esforços do superintendente do Incra na busca pela legalização de terras em Rondônia. O parlamentar disse que os produtores sofrem pela falta de regularização. “Sem a documentação da terra o proprietário não pode fazer financiamento. Fica impossibilitado de investir”, atentou Neiva. 

Por Nilson Nascimento

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.