AME6426. CARACAS (VENEZUELA), 16/05/2024.- El candidato presidencial Edmundo González Urrutia saluda a seguidores al finalizar un acto político este jueves en Caracas (Venezuela). El candidato presidencial de la principal coalición opositora de Venezuela -la Plataforma Unitaria Democrática (PUD)-, Edmundo González Urrutia, aseguró este jueves que, si gana las elecciones del próximo 28 de julio, su compromiso es lograr la reconciliación de los venezolanos. EFE/ Miguel Gutierrez
Foto: EFE/Miguel
Uma pesquisa divulgada hoje deu uma ampla vantagem ao candidato da oposição ao presidente Nicolás Maduro para a eleição presidencial na Venezuela, que acontecerá em 28 de julho. De acordo com o levantamento da ORC Consultores, divulgado pelo site Efecto Cocuyo, Edmundo González Urrutia, candidato da Plataforma Unitária Democrática (PUD), obteve 51,77% das intenções de voto. Maduro, que governa o país desde 2013, registrou apenas 13,15% no levantamento, menos do que a porcentagem de eleitores indecisos (17,39%).
Além disso, 9,3% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum candidato. A pesquisa foi realizada entre 26 de abril e 4 de maio, por meio de 1.142 entrevistas telefônicas em toda a Venezuela, com um índice de confiança de 95% e uma margem de erro de 2,5% para mais ou para menos. Após a inabilitação de María Corina Machado, principal nome da oposição, e as dificuldades que impediram o registro da candidatura de sua substituta, Corina Yoris, o principal adversário de Maduro em julho será González, que anunciou que iniciará oficialmente sua campanha no sábado (18).