Governo libera cirurgia no pênis e na vagina por “ambos os sexos”

Governo libera cirurgia no pênis e na vagina por “ambos os sexos”

 "Operações e exames vaginais e penianos" podem ser solicitados por pessoas de sexo feminino ou masculino


Ministra da Saúde, Nisia Trindade, ao lado de Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo Lula alterou a classificação de 269 procedimentos médicos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a finalidade de estender a oferta para “ambos os sexos”.

De acordo com a portaria do Ministério da Saúde, a lista de procedimentos inclui até “operações e exames vaginais e penianos”, que podem ser solicitados por pessoas de sexo feminino ou masculino, sem qualquer distinção. A iniciativa visa facilitar o acesso de pessoas trans aos serviços do SUS.

Leia também1 Irmão de Janja consta como assessor da prefeita de Cabo Frio
2 Nísia envia mais R$ 3,6 mi para cidade onde o filho é secretário
3 Lula sobre acesso à saúde: “Tenho qualquer coisa que eu quiser”
4 Estadão diz que falha do governo em relação à dengue é inaceitável
5 Dengue: Veja os erros da gestão Lula que agravaram epidemia

Alguns serviços oferecidos têm relação com a chamada redesignação sexual, como prótese peniana e mamária, além de tratamento contra câncer, com quimioterapia de tumor de testículo e radioterapia de câncer ginecológico. Também estão inseridos: acompanhamento de gravidez, incluindo teste e exame pré-natal, e procedimentos de contracepção e esterilização, colocação de DIU e vasectomia.

Essas alterações formalizadas via portaria publicada pelo governo Lula, atendem a uma liminar expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do próprio PT.

STF VAI RETOMAR JULGAMENTO SOBRE USO DE BANHEIRO POR PESSOAS TRANS
Os ministros do STF retomarão no dia 29 de maio o julgamento de uma ação que pede autorização para que pessoas trans utilizem os banheiros de acordo com o gênero que se identificam, não com o gênero biológico.

A decisão da Suprema Corte criará uma parâmetro para todas as ações que estão nas instâncias inferiores e passará a valer tanto em ambientes públicos, quanto privados.

O relator do recurso (RE nº 845.7779) é o ministro Luís Roberto Barroso que é favorável ao uso de acordo com a identificação social da pessoa.

pleno news

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.