A semana foi movimentada por ações e serviços do Governo de Rondônia para beneficiar a população. Um dos destaques foi o anúncio de investimentos na estrutura energética do Estado, que abrange a implantação da Usina de Etanol de Rondônia (UER), com aproveitamento do milho, e ainda a construção de 36 subestações de energia e modernização de outras 38. Os investimentos ultrapassam R$ 1 bilhão e devem trazer progresso.
Outra inovação foi o lançamento do E-Fisc, sistema de gestão e execução fiscal eletrônico, visando agilizar, organizar e aprimorar os processos de fiscalização. Também foi anunciada a programação da 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que vai acontecer de 20 a 25 de maio; o 2° Encontro de Secretários Municipais do Desenvolvimento Econômico, com foco na atração de negócios nos 52 municípios, entre outras ações direcionadas ao desenvolvimento do Estado.
- USINA DE ETANOL DE MILHO
Rondônia irá receber investimentos na área de estrutura energética, que vão beneficiar diretamente a população. O anúncio foi feito pelo Governo de Rondônia, na segunda-feira (29), onde foram detalhados os planos para implantação da Usina de Etanol de Rondônia (UER), a construção de 36 subestações de energia e modernização de outras 38 subestações. Localizada no município de Cerejeiras, a Usina de Etanol de Rondônia terá capacidade de processamento de 525 mil toneladas de milho por ano, e produzirá etanol, farelo e óleo, favorecendo a economia regional.
- CAPACITAÇÃO GRATUITA
As primeiras turmas do Programa Vencer do Governo de Rondônia estão formadas e em plena atividade. A aula foi realizada na segunda-feira (28), em Porto Velho. O polo de Vilhena também iniciou o funcionamento. Outras turmas estão previstas para o dia 6 de maio. O Vencer é desenvolvido no âmbito da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), e tem como objetivo capacitar, gratuitamente, para o mercado de trabalho, cerca de 10 mil pessoas, por ano, através de 45 cursos em 13 eixos tecnológicos.
- PROGRAMAÇÃO DA RRSI
O Governo de Rondônia divulgou a programação completa da 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que vai acontecer de 20 a 25 de maio, no município de Ji-Paraná, com o tema “Agricultura da Amazônia”. Durante os seis dias do evento, os visitantes terão a oportunidade de participar de atividades voltadas ao desenvolvimento da agricultura e pecuária do Estado. A programação completa da Feira está no site oficial do evento Rondoniaruralshow.ro.gov.br
- CONQUISTA DE MEDALHAS
Durante participação no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, atletas de Rondônia, conquistaram 26 medalhas, como resultado do alto desempenho e dedicação da delegação. O evento ocorreu entre os dias 20 e 28 de abril, em Barueri, São Paulo. Para participarem da competição, os atletas rondonienses contaram com o incentivo do Governo do Estado, pelo Programa Pró-Atleta.
- ATRAÇÃO DE NEGÓCIOS
O Governo de Rondônia realizou na terça-feira (30), o 2° Encontro de Secretários Municipais do Desenvolvimento Econômico, com focos na capacitação para atração de negócios nos 52 municípios. A inovação se fez presente no evento com a entrega de Guias Especiais de Investimento para os municípios; também houve a apresentação do Portal da GeoInteligência e a palestra ‘‘Como atrair investimentos para o seu município?’’.
- OPORTUNIDADES
Rondônia comemorou na quarta-feira (1º), o Dia do Trabalhador, a menor taxa anual de desemprego do Brasil, com 3,2%, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 2023, e o fato de estar se tornado referência como polo gerador de vagas de empregos e melhoria de renda. O Governo investiu na combinação de políticas públicas de capacitação gratuita da população e atração de negócios para geração de empregos. Esse combo de ações continua em 2024, e está gerando novas oportunidades aos trabalhadores.
- SISTEMA FISCAL ELETRÔNICO
O Sistema Fiscal Eletrônico versão 1.2 do E-Fisc, da gestão e execução fiscal eletrônico foi lançado na terça-feira (30), em Porto Velho, pelo Governo de Rondônia, visando agilizar, organizar e aprimorar os processos de fiscalização. Além do lançamento do E-Fisc, o evento também evidenciou a chegada de 10 novos servidores do Estado, sendo 3 analistas tributários e 7 auditores fiscais, aprovados no último concurso.
- MAIS PRODUÇÃO/CALCÁRIO
Com o objetivo de melhorar a qualidade do solo, alavancar a produção no Estado de Rondônia e fortalecer a renda do produtor, o Governo de Rondônia deu início às ações do Programa Mais Produção/Calcário para o ano de 2024, com palestras e orientações realizadas, em uma propriedade de Mirante da Serra, com o intuito de auxiliar os produtores no manejo adequado de suas lavouras.
- COMBATE AOS “ROLEZINHOS”
Equipes de agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e policiais do Batalhão de Policiamento do Trânsito (BPTran) realizaram mais uma etapa da Operação Corta Giro, durante as fiscalizações desenvolvidas domingo (28), nas ruas de Porto Velho. As equipes atuam no combate a comportamentos que vão contra as normas e leis de trânsito, combatendo ações relacionadas aos chamados “rolezinhos”, onde motociclistas realizam manobras perigosas.
- DECLARAÇÃO DE REBANHOS 2024
Na quarta-feira, 1º de maio, teve início a primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). A declaração é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos e deve ser feita até dia 31 de maio. O produtor rural deve acessar o sistema da Idaron para cadastro de senha, pelo computador ou celular, e a declaração pelo site, pode ser realizada em qualquer dia e horário, basta acessar o site da Agência www.idaron.ro.gov.br.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça/Frank Néry/Ésio Mendes/Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia