RO é Agro: calcário potencializa produção agrícola em Ji-Paraná

RO é Agro: calcário potencializa produção agrícola em Ji-Paraná

                            Distribuição do produto tem contribuído com o cultivo na região da Linha 12





            Por Alexandre Almeida

Corrigir a acidez do solo essa é uma das tarefas desempenhadas pelo produtor rural na região da Linha 12, no Setor Itapirema, em Ji-Paraná. E esse trabalho foi possível por meio da distribuição de calcário ensacado promovida pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) em um trabalho em conjunto com o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB).

O calcário tem o papel de corrigir a acidez do solo e a fertilidade nas plantações com o intuito de impulsionar a produção agrícola na região. O produto ainda fornece nutrientes como cálcio e magnésio, que fortalecem o crescimento saudável das culturas.

O produto de destaque na linha 12 é o milho, o qual é utilizado na forma de silagem para manutenção do gado da região no período da seca numa região que chega a produzir 250 litros de leite por dia.

O produtor rural José Maria Apolinário destacou o apoio parlamentar que contribui com o cultivo de culturas na região. “O produtor da região foi beneficiado com a entrega do calcário e o resultado tem sido assegurado a na colheita. Temos contado com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e da vereadora Juscelia (Dallapicola) que recebem nossas demandas e fazem pedido ao deputado estadual Marcelo Cruz para que ele possa fazer esse investimento”, afirmou.

Com a chegada do calcário, os investimentos podem ser intensificados em outras demandas na área rural. “Nossa fonte de renda é o leite e a roça chega para ajudar na manutenção do gado no período da seca. Agora, estamos trabalhando para poder chegar a 500 litros por dia e com os recursos realizados já temos inclusive o projeto futuro de implantar a cultura do cacau na região”, frisou.

José Maria Apolinário se sente feliz por contribuir com a produção alimentícia em Rondônia. “Me orgulho por fazer parte das pessoas que produzem alimento e na roça temos trabalhado para garantir que o produto não falte na mesa da população. É importante ressaltar que sem alimento não há vida”, encerrou.

RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL

No período de 20 a 25 de maio, o estado se prepara para receber o Brasil e o mundo na 11ª Rondônia Rural Show Internacional no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Com o tema “Agricultura da Amazônia”, a feira do agronegócio rondoniense é realizada pelo Governo do Estado, e a cada edição apresenta evolução, chegando a alcançar mais de R$ 3,5 bilhões em movimentação econômica, em 2023, se consolidando como o maior segmento do agronegócio, do Norte do Brasil.

ALERO NA RONDÔNIA RURAL SHOW

A cidade de Ji-Paraná recebe no próximo dia 23 de maio (quinta-feira) a sessão itinerante extraordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). A decisão foi confirmada no último dia 10 de abril (quarta-feira) por meio do Projeto de Resolução 577/2024, de autoria da Mesa Diretora, estabelecendo a transferência do Poder Legislativo durante a realização da 11ª edição do Rondônia Rural Show Internacional.

SÉRIE "RO É AGRO"

As matérias da série "RO é Agro" serão veiculadas no Portal da Alero, pelo canal da TV Assembleia, 7.2, e ainda pelo canal no YouTube. Os vídeos produzidos também serão disponibilizados no estande da Casa de Leis, durante a realização da 11ª Rondônia Rural Show Internacional.

da redação FM Rondôniadinamica



Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.