Suspeitos foram presos preventivamente e têm 53 e 30 anos; eles podem ser condenados a cinco anos de prisão
Porto Velho, Rondônia - Dois homens acusados de tentar chantagear parentes de Michael Schumacher, lenda da Fórmula 1, tiveram acesso a fotos privadas de família, disseram promotores alemães nesta quarta-feira.
Os registros de dados examinados pelos investigadores incluíam "arquivos de fotos relacionados à vida privada da família Schumacher", detalharam os promotores da cidade de Wuppertal, no Oeste do país, em comunicado.
As autoridades alemãs anunciaram em junho que prenderam pai e filho sob suspeita de tentarem chantagear a família Schumacher.
Os suspeitos contataram representantes da família alegando ter acesso a arquivos que os Schumachers "não gostariam de ver publicados". Os suspeitos supostamente transferiram "arquivos individuais" para a família na tentativa de mostrar que não estavam blefando.
"Para impedir que os arquivos fossem publicados online, os perpetradores exigiram um pagamento de milhões", disseram os investigadores.
Pai e filho detidos
Os dois suspeitos, que estavam em liberdade condicional num outro caso, foram detidos pela polícia em 19 de junho no estacionamento de um supermercado em Gross-Gerau, ao sul de Frankfurt.
Os dois homens, de 53 e 30 anos respectivamente, disseram a pessoas do círculo de Schumacher que possuíam informações comprometedoras sobre o ex-piloto, de 55 anos, que sofreu um traumatismo craniano há mais de uma década, segundo a Procuradoria.
Em troca de não divulgar essas informações na "Deep Web" (internet profunda), exigiram uma compensação milionária, informou o comunicado.
Após serem detidos, ambos compareceram na quinta-feira diante de um juiz e foram presos preventivamente. Eles podem ser condenados a cinco anos de prisão por um delito de chantagem.
Schumacher, que foi sete vezes campeão mundial de Fórmula 1 e marcou uma era entre 1994 e 2004, sofreu um traumatismo craniano em um grave acidente enquanto esquiava na França em dezembro de 2013.
Depois de passar seis meses em coma em um hospital, recebeu alta e até hoje tem atendimento médico em casa, embora existam poucas informações sobre seu estado de saúde.
A família de Schumacher ganhou em maio uma ação legal contra um tablóide alemão que publicou uma entrevista falsa de IA com o ex-piloto alemão de 55 anos. O tablóide alemão Bild informou que a família de Schumacher recebeu 200 mil euros como compensação.
Fonte: O GLOBO
da redação FM Alô Rondônia