Pesquisa Quaest: intenções de voto em Ramagem dobram com apoio de Bolsonaro, enquanto Lula faz Paes perder fôlego

Pesquisa Quaest: intenções de voto em Ramagem dobram com apoio de Bolsonaro, enquanto Lula faz Paes perder fôlego

 

          Atual prefeito lidera corrida eleitoral com intenção de voto de metade da população carioca


Porto Velho, Rondônia - Pesquisa Quaest sobre a eleição de 2024 do Rio, divulgada nesta quarta-feira, mostra que o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) faz com que as intenções de voto no deputado federal Alexandre Ramagem (PL) mais do que dobrem (de 14% para 30%) em comparação com o cenário geral. O vínculo de Eduardo Paes (PSD) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua vez, afasta eleitores do atual prefeito, com o percentual variando negativamente de 52% para 46%.

A pesquisa também questionou se o eleitor votaria em um candidato chancelado por Lula ou Bolsonaro mesmo sem o conhecer. Em ambos os cenários, o cenário favorável ao apoio variou positivamente em relação ao levantamento anterior, lançado em junho. A associação ao ex-presidente levaria ao voto de 27% (antes, eram 24%) dos entrevistados, enquanto 71% não votariam no candidato por conta deste apoio e 2% não sabem ou não responderam.

Intenção de votos 1º turno | Com e Sem apoios
Cenário geralCom apoio
Eduardo Paes - 52%Paes com apoio de Lula - 46%
Alexandre Ramagem - 14%Ramagem com apoio de Bolsonaro - 30%
Tarcísio Motta - 10%Tarcísio Motta - 6%
Rodrigo Amorim - 3%Rodrigo Amorim 1%
Marcelo Queiroz 2%Marcelo Queiroz - 2%
Indeciso - 4%Indeciso - 3%
Branco/Nulo/Não irá votar - 15%Branco/Nulo/Não irá votar - 12%
Fonte: Quaest
Já o apoio de Lula levaria 23% (antes, eram 20%) dos eleitores cariocas a votar no candidato do petista. O vínculo com o presidente não seria convertido em voto por 75% dos entrevistados, e outros 3% não sabem ou não responderam.

No cenário geral, a pesquisa mostra que Paes oscilou positivamente de 51% para 52%. Também apresentaram variações positivas Ramagem (de 11% para 14%) e Tarcísio Motta, do PSOL (de 8% para 10%). No caminho inverso, Rodrigo Amorim (União) foi de 4% para 3%. Queiroz (PP) manteve 2%.

O levantamento aponta que Ramagem avançou 10 pontos percentuais (de 14% para 24%) entre evangélicos em relação à pesquisa do mês passado. O candidato de Bolsonaro também apresentou crescimento de 11 pontos entre os eleitores de Crivella em 2020 (de 32% para 43%).

A Quaest também testou um cenário com maior número de candidatos. Nele, Paes tem hoje 49% das intenções de voto estimuladas. Aparecem em seguida, no limite do empate técnico, Ramagem, com 13%, e Tarcísio Motta, que soma 7%.

Na amostra com maior número de candidatos aparecem ainda Cyro Garcia (PSTU) e Rodrigo Amorim (União), ambos com 3%. Juliete Pantoja (UP) e Marcelo Queiroz (PP) têm 2%, enquanto Carol Sponza (Novo) e Dani Balbi (PCdoB) possuem 1% cada. Intenções de votos em branco, nulo e eleitores que não pretendem comparecer às urnas somam 15%. Os que se dizem indecisos são 4%.

A Quaest entrevistou presencialmente 1.104 eleitores cariocas entre os dias 19 e 22 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Contratada pela Rádio Tupi, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número de protocolo RJ-03444/2024. O nível de confiança é de 95%.


Fonte: O GLOBO

da redação FM Alô Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.