POLIOMIELITE: vacina deve ser aplicada em todas as crianças menores de 5 anos

POLIOMIELITE: vacina deve ser aplicada em todas as crianças menores de 5 anos

 Esquema vacinal possui três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses de idade, e mais duas doses de reforço com a vacina oral, aos 15 meses e aos 5 anos incompletos



         Por BRASIL 61

Todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser imunizadas contra a pólio de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e na campanha anual. O esquema vacinal contra a poliomielite possui três doses injetáveis — aos 2, 4 e 6 meses de idade — e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente, a gotinha — aos 15 meses e aos cinco anos incompletos.

Segundo a infectologista Larissa Tiberto, do Hospital das Clínicas de São Paulo, a vacina contra a pólio também pode ser aplicada em crianças maiores de cinco anos que não tomaram a dose na idade correta, ou em adultos em caso de surtos da doença. 

“Desde 2016, a vacina contra poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável, conhecida como VIP, feita com 2 meses, 4 meses e 6 meses, e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente, a chamada VOP, a gotinha. Ela pode ser feita em crianças maiores que não tomaram a vacina e até mesmo em adultos.”

Apesar de o Brasil ter erradicado o poliovírus selvagem do território nacional desde 1989 — como resultado da intensificação da vacinação —, o vírus continua circulando em outros países. Por isso, o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, alerta os profissionais de saúde, pais ou responsáveis sobre a importância de imunizar os pequenos.

"A poliomielite é uma doença que, por muitas décadas, causou paralisia e morte em crianças. Só que essa doença não faz mais parte do nosso cenário epidemiológico graças à vacinação e o Brasil, desde 1989, não registra nenhum caso. Embora tenhamos eliminado a doença, ela ainda existe no mundo e pode ser reintroduzida no nosso país. Por isso, é muito importante que os pais levem seus filhos menores de cinco anos para checar a caderneta e fazer a vacinação." 

O Ministério da Saúde ressalta que a imunização é a principal forma de manter o país livre da poliomielite. Por isso, as doses estão disponíveis durante todo ano nos postos de vacinação. 

Vale lembrar que a vacina protege as crianças por toda a vida e é segura.

Procure uma unidade básica de saúde e cuide bem dos nossos futuros campeões. Vamos nos unir ao Movimento Nacional pela Vacinação.

da redação FM Rondôniadinamica


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.