A íntegra da colunda redigida por Herbert Lins
Escrevi
Escrevi no meu livro em "Marketing Eleitoral: É candidato? Seja um vencedor!", ganha eleição quem erra menos. Pegou mal para Boulos (PSOL) o erro da equipe de campanha de permitir a execução do hino nacional em linguagem neutra, é suicídio eleitoral de uma esquerda performática, cirandeira e lacradora.
Realidade
Em campanhas eleitorais, o eleitor deve ser ouvido e quer ouvir propostas para resolver os problemas da sua comunidade. Os militantes da linguagem neutra vivem numa bolha, numa realidade paralela. A população brasileira tem outras necessidades e, depois que a esquerda largou os trabalhadores de lado para focar em pautas identitárias, o caminho ficou livre para a extrema-direita.
Orgulho
Linguagem neutra não deveria existir e muito menos alguém te obrigar a usar. Mas não pode criticar, se criticar somos taxados de homofóbicos. Contudo, eu nasci diferente, sou diferente e optei por ser pai, porém, a pauta identitária não me representa e tenho orgulho de ser o filho, o irmão, o neto, o primo, o amigo e o profissional que me tornei.
Distanciamento
Segundo a coluna Painel da Folha, o presidente Lula (PT) em reunião com líderes partidários ontem (26), expressou desejo de distanciamento do governo de Nicolás Maduro, sugerindo que o líder venezuelano deveria convocar novas eleições. Além disso, criticou o líder da Nicarágua, Daniel Ortega, por expulsar o embaixador brasileiro do país.
Fácil
Em uma série de postagens no X, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) voltou a criticar duramente as mudanças implementadas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). É fácil falar e criticar quando não se coloca no lugar do outro, ou seja, do empreendedor e do empregador.
Combater
Bravamente, o ministro Flávio Dino - STF, determinou que o Governo Federal use de todo o contingente possível das Forças Armadas, bombeiros, PF, PRF e Ibama, para combater as queimadas no Pantanal e na Amazônia. Decisão dá prazo de 15 dias para ser apresentado um relatório com resultados.
Saúde
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou R$ 300 mil reais em emenda parlamentar para a Secretaria Municipal de Saúde do município de Governador Jorge Teixeira, para a aquisição de dois veículos de 07 lugares que serão usados no transporte de pacientes e das equipes de saúde da família.
Pesquisa
Ontem (27), foi divulgada a pesquisa de intenção de voto para Prefeitura de Porto Velho realizada pela Quaest – Rede Amazônica. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RO-09119/2024 e entrevistou 704 eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 24 e 26 de agosto de 2024.
Intensificar
Os dados apontam a candidata a prefeita Mariana Carvalho (União) com 51% de intenção de voto. Neste caso, ela venceria já no primeiro turno. Contudo, Mariana terá como maior desafio, a partir de agora, evitar o comodismo dos aliados, intensificar a agenda de reuniões, caminhadas de corpo a corpo e manter o engajamento da militância e dos candidatos a vereadores, para não ser surpreendida pelo “já ganhou!”
Queda
Em segundo lugar, Léo Moraes (Podemos) com 18%. Em queda livre na opinião do eleitor da capital, ele teria a chance de voltar a Câmara Federal ao lado do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil), mas para eleger o irmão vereador a CMPV, abandonou o Detran/RO para disputar a prefeitura de Porto Velho, ficou isolado politicamente e, por último, colocou a secretária particular para ser a candidata vice-prefeita, preterindo Ingrid Gurgel e Aldino Brasil.
Novidade
A juíza aposentada Euma Tourinho (MDB) pontuou em terceiro lugar com 4%. Ele pode ainda ser a novidade da eleição, como escrevi anteriormente, mas precisa devorar o candidato Léo Moraes (Podemos) - um leão por vez. Contudo, os erros de campanha são grotescos e o amadorismo tomou de conta, nem parece ser aquele MDB da campanha de Williames Pimentel (MDB) que disputou o Prédio do Relógio por duas vezes.
Enxergando
O candidato Célio Lopes (PDT) pontuou com 3%. O péssimo desempenho do candidato, apoiado pelo PT/PCdoB/PV e PSB, pode ser atribuído ao fato dele negar e esconder na sua campanha ao Prédio do Relógio, a imagem do presidente Lula (PT) e do vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB). Neste caso, Célio não engajou o eleitor de esquerda porque pode ter enxergado nele o apóstolo Pedro, que negou conhecer Jesus três vezes, após a sua prisão.
Possibilidade
Já o candidato Samuel Costa (Rede) ficou com 2% e com a possibilidade de crescer mais. O recall da votação de Samuel já é visível por demostrar ao eleitor que se mantém fiel às suas convicções políticas e ideológicas, tanto na defesa do presidente Lula (PT), como do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e da ministra do Meio Ambiente e do Clima, Marina Silva (Rede).
Perde
Em último lugar, ficaram os candidatos Ricardo Frota (Novo) e Benedito Alves (Solidariedade), ambos pontuaram com 1% de intenção de votos. Ricardo, que poderia ser a novidade, perde para ele mesmo pela falta de ações efetivas de campanha no corpo a corpo e nas redes sociais. Já o candidato Benedito tem ações, mas não cresce na preferência do eleitor devido ao isolamento político.
Reeleger
Carismático, o vereador Dr. Júnior Queiroz (Podemos) tem intensificado sua agenda de visitas e reuniões para se reeleger à CMPV. Vale destacar que Dr. Júnior fez um mandato diferenciado e demonstrou possuir uma enorme capacidade de entrega, principalmente para quem vive na periferia.
Tezzari
O lançamento da campanha do candidato a vereador Thiago Tezzari (PSDB) demonstrou grande densidade eleitoral e poderá figurar entre os candidatos mais votados no próximo pleito de outubro. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) se fez presente e, no seu discurso, teceu grandes elogios a Tezzari, inclusive, com palavras de gratidão.
Reeleger
Carismático, o vereador Dr. Júnior Queiroz (Podemos) tem intensificado sua agenda de visitas e reuniões para se reeleger à CMPV. Vale destacar que Dr. Júnior fez um mandato diferenciado e demonstrou possuir uma enorme capacidade de entrega, principalmente para quem vive na periferia.
Tezzari
O lançamento da campanha do candidato a vereador Thiago Tezzari (PSDB) demonstrou grande densidade eleitoral e poderá figurar entre os candidatos mais votados no próximo pleito de outubro. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) se fez presente e, no seu discurso, teceu grandes elogios a Tezzari, inclusive, com palavras de gratidão.
da redação FM Rondôniadinamica