Boto ficou preso em espelho d’água pelo fato de o rio ter secado.
Nos braços, o socorro desesperador para salvar um boto da espécie tucuxi (Sotalia). Os passos em meio a quilômetros de praia revelam que o rio secou e o animal acabou preso em um lençol d’água acumulado.
Na imagem, gravada por um cinegrafista amador, o boto cinza surge numa espécie de transe. Diante de um espelho d’água exposto ao sol, o animal tinha pouco tempo de vida, mas o resgate chegou a tempo.
Um jovem que ainda não foi identificado. É dele o ato heroico que salvou o pequeno boto preto. Ao chegar em uma parte mais profunda, o animal foi solto. Na cena, o boto emerge e desaparece nas águas turvas do rio Madeira, como se tivesse ganhado mais uma chance no cenário da destruição.
Até quando a imagem irá se repetir? Não é possível ter uma certeza, mas ela poderá se tornar comum diante do forte fenômeno de estiagem, que passará a ser anual a partir de agora, em virtude do aquecimento global provocado pelo desmatamento e as queimadas na Amazônia.
Quanto ao vídeo do boto, apenas a legenda explica que ocorreu no rio Madeira. A reportagem não teve a confirmação exata da localidade. Trata-se de uma postagem feita pelo conceituado Grupo Minhas Raízes.
Vídeo: NotíciasPVH
Por Emerson Barbosa - NR