RONDÔNIA E ACRE FICAM SEM ENERGIA: EPISÓDIO ISOLADO OU HÁ RISCO QUE O PROBLEMA SE REPITA COM MAIS FREQUÊNCIA?

RONDÔNIA E ACRE FICAM SEM ENERGIA: EPISÓDIO ISOLADO OU HÁ RISCO QUE O PROBLEMA SE REPITA COM MAIS FREQUÊNCIA?

Foto: Reprodução

Pane geral. Em grande parte de Rondônia e também no Acre, por uma falha no Sistema Integrado Nacional. No interior rondoniense Ji-Paraná, Ariquemes, Jaru, Rolim de Moura foram algumas das cidades atingidas. Porto Velho ficou completamente sem energia durante várias horas seguidas.

 Até a noite da quinta-feira, não havia mais detalhes sobre o que causou um dos maiores blackouts dos últimos tempos em toda a região, mas, por aqui, nada teve a ver com a Energisa, a distribuidora. O problema foi com a geração, que é feita pelas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.

 O que mais causou preocupação foi que, mais de uma hora depois de cair a energia elétrica para milhares de consumidores, não havia ainda uma explicação exata sobre que tipo de falha houve.

 Num momento em que o calor atinge picos incríveis, quando a fumaça das queimadas, sufocam o rondoniense e os acreanos; quando o rio Madeira vive uma das maiores secas da sua história, a falta de energia elétrica cai como uma tenebrosa bomba a mais, nas costas do já apavorado morador dessas bandas da fronteira com a Bolívia. Até o momento em que estas mal traçadas linhas estavam sendo editadas, não havia uma definição clara para o episódio.

 Em meados deste ano, já havia acontecido algo parecido, mas daí por um problema numa das turbinas da Santo Antônio Energia, mas, naquele momento, o restabelecimento dela ocorreu pouco tempo depois.

 E agora? Foi algo isolado ou corremos o risco de que o problema comece a ser mais seguido? Com tudo o que está acontecendo por aqui, ao nosso redor, estamos mesmo fadados a viver momentos de imensa preocupação. E isso que ainda não começou a faltar água, diria um pessimista!

Sergio Pires

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.