Até o momento, fogo atingiu mais de 34 mil hectares e 14 regiões do interior paulista, deixando dois mortos; três pessoas foram presas por suspeita de iniciar o fogo
Moradores evacuam condomínio em Ribeirão Preto após incêndio atingir casas — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Porto Velho, Rondônia - A Defesa Civil informou que o estado de São Paulo não tem mais focos ativos de incêndio na manhã desta segunda-feira (26). Até o momento, o fogo atingiu mais de 34 mil hectares e 14 regiões do interior paulista, de acordo com dados do gabinete de crise do governo do estado.
Até agora, 68 pessoas foram vítimas dos incêndios florestais. Duas delas morreram. O estado chegou a ter 24 locais de queimadas simultâneas na manhã de sábado (24). Segundo o governo, 48 municípios ainda continuam em estado de alerta máximo para os incêndios.
O fogo foi combatido pela força-tarefa entre agentes dos governos estadual e federal, que contou com ações terrestres e aéreas com aviões e helicópteros.
O governado decretou estado de emergência em 45 cidades paulistas pelos próximos 180 dias.
Incendiários
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou nesta segunda-feira a prisão de um terceiro suspeito pela realização de incêndios criminosos no estado. Em meio à onda de queimadas, dois homens já haviam sido presos nos municípios de São José do Rio Preto e Batatais, no domingo.
A terceira apreensão, confirmada por ele em entrevista à GloboNews, teria ocorrido também neste final de semana na cidade de Porto Ferreira.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniram com funcionários do Ibama em Brasília neste domingo para discutir e anunciar medidas para combater os incêndios no interior de São Paulo e em outros estados.
Segundo Marina, a Polícia Federal já abriu 31 inquéritos entre Amazônia e Pantanal, além de dois em São Paulo.
O governador não vê indícios de ação coordenada, diferentemente do que foi apontado pela ministra do Meio Ambiente.
Fonte: O GLOBO
da redação FM Alô Rondônia