Conta de energia fica mais cara em setembro; entenda

Conta de energia fica mais cara em setembro; entenda

                                A bandeira vermelha não era acionado há três anos no Brasil


(Imagem ilustrativa) Foto: Fotorech para Pixabay

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a partir deste domingo (1º) a conta de energia no Brasil ficará mais cara. Após três anos, a empresa acionou a bandeira vermelha 2, gerando uma cobrança extra na conta de luz.

A bandeira vermelha patamar dois é acionada sempre que os reservatórios de água estão abaixo do limite, tornando necessário o uso das usinas termelétricas. Setembro tem previsão de chuvas abaixo da meta, piorando a situação de seca no país.

Leia também1 Filósofa diz se sentir agoniada quando ouve “fica com Deus”
2 Ministros e desembargadores cobram R$ 50 mil por palestras
3 Erika Hilton é eleita como a melhor deputada do país
4 Candidatos à Prefeitura de São Paulo debatem neste domingo
5 Incidente em carreata de Marçal envolveu candidata do PSOL

Assim, a expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país é de cerca de 50% abaixo da média, tornando necessário então o acionamento das termelétricas.

– Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais. Portanto, os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) – explicou a Aneel.

Na prática, a conta de energia terá acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A bandeira vermelha 2 não é acionada desde o fim de agosto de 2021.

pleno news

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.