Energisa não liga energia elétrica de subestação e União Bandeirantes fica sem água tratada

Energisa não liga energia elétrica de subestação e União Bandeirantes fica sem água tratada

 

    


  População do distrito enfrenta escassez de água mesmo com obra concluída. Ligação de energia elétrica pela Energisa ainda não foi realizada, impedindo o funcionamento do sistema de abastecimento da Caerd.




A população do distrito de União Bandeirantes, localizado cerca de 160 quilômetros do centro de Porto Velho, enfrenta sérias dificuldades com a falta de água potável, apesar da conclusão da obra do Sistema de Abastecimento de Água da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd). A obra, prevista para ser inaugurada em março deste ano, ainda não entrou em operação devido à falta de ligação de energia elétrica pela concessionária Energisa, deixando os moradores sem o tão aguardado abastecimento regular.

A Caerd atua na região há 10 anos, iniciando a construção da subestação em 2014. No entanto, a obra fora suspensa após um ano e só foi retomada em 2023. Desde então, a rede de abastecimento de água foi concluída, incluindo a instalação de tubulações nas residências. O sistema de captação de água também foi testado com geradores de energia elétrica e funcionou sem problemas, mas ainda permanece inativo por falta das ligação da subestação à rede energia elétrica.

Os moradores de União Bandeirantes têm expressado sua frustração diante da demora para o início do abastecimento regular. Adevaldo Ramiro, que reside no distrito há 12 anos, relata as dificuldades enfrentadas: “Vivemos aqui ao Deus dará. E nada de água. Pode ver lá nos canos, não sai nada, nem um pingo sequer”. A situação obriga a população a buscar alternativas como cisternas ou poços artesianos, que muitas vezes não conseguem suprir a demanda de água da comunidade.

Adalto de Jesus Santos, morador do distrito desde 2003, compartilha a mesma indignação: “Estamos na espera dessa água. Ficamos contentes quando foi anunciada a obra, mas até agora continuamos na espera. E a população está tendo gastos para ter um poço com bomba. Já era para termos água aqui. Estamos desde 2014 esperando”. A comunidade clama por uma solução rápida para o problema que tem se arrastado por anos.

O engenheiro responsável pela obra da Caerd em União Bandeirantes, Breno Gonçalves, confirmou que o sistema está pronto para entrar em operação assim que a Energisa realizar a ligação da energia elétrica. “Hora que ligarem a energia, nós colocamos o sistema para funcionar”, enfatizou.

A obra do Sistema de Abastecimento de Água, orçada em mais de R$ 7 milhões, é fruto de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo de Rondônia, com recursos provenientes do Pro-grama de Aceleração do Crescimento (PAC). Além da subestação, o projeto contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Água com capacidade para tratar 30 litros por segundo, um reservatório semienterrado com capacidade para armazenar 1.000 metros cúbicos de água, e a instalação de mais de 40 mil metros de rede de distribuição, que deve atender 100% das residências do distrito.

A coordenadora do PAC na Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Graciele Dummer, destacou a importância do projeto para a comunidade de União Bandeirantes: “Trata-se de um trabalho robusto, visando atender a toda a população do distrito. Essas obras, assim como também acontecem em Porto Velho, trarão o benefício da água potável chegando na torneira da casa de cada morador, tratada e sem intermitência”, frisou.

Entretanto, enquanto a ligação elétrica não é feita, os moradores do distrito continuam a enfrentar a escassez de água, vivendo com a esperança de que em breve a situação seja normalizada. A conclusão das obras é um marco importante para a comunidade, mas a falta de ação da Energisa impede que a população desfrute dos benefícios do investimento realizado.

A reportagem tentou ouvir a Energisa sobre o assunto, mas o número disponibilizado (9358-9673) direcionava para um robô no WhatsApp pré-programado com perguntas de interesse da empresa.

 





Da Redação Jornal O Bandeirante


da redação FM Jornal O Bandeirante

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.