O programa Criança Protegida foi criado em 2019, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio e proteção às crianças e adolescentes.
s Conselhos Tutelares de 51 municípios de Rondônia receberam caminhonetes novas que irão impulsionar a atuação das entidades nas ações de proteção dos direitos das crianças e adolescentes. A entrega dos veículos foi realizada pelo governador do estado, Marcos Rocha, juntamente com a titular da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) e primeira-dama, Luana Rocha, durante solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (16). Ao todo, foram entregues 58 caminhonetes.
A ação faz parte do programa Criança Protegida e vai dar maior mobilidade aos conselheiros, a fim de garantir uma atuação mais eficaz na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente nas áreas rurais e de difícil acesso.
Durante a cerimônia, o governador Marcos Rocha destacou o compromisso do governo de Rondônia com a assistência social e o cuidado com a infância. “Nosso dever é garantir que nenhuma criança ou adolescente fique desamparado. Com essas caminhonetes, estamos fortalecendo a atuação dos Conselhos Tutelares e ajudando os municípios a chegar onde antes era impossível, assegurando mais proteção e dignidade para as nossas crianças”, declarou.
A secretária Luana Rocha também celebrou o avanço do programa Criança Protegida, e reforçou a importância dos investimentos na prestação de serviços e na infraestrutura dos Conselhos Tutelares de todo o estado. “É uma grande satisfação ver o programa Criança Protegida se concretizar e poder entregar hoje essas caminhonetes. Sabemos que esses veículos permitirão aos conselheiros chegarem a locais que antes não eram acessíveis, aumentando nossa capacidade de proteger e atender cada vez mais crianças em situação de vulnerabilidade”, afirmou Luana Rocha.
Os veículos são locados, sendo de reponsabilidade das prefeituras apenas o cuidado e o abastecimento, enquanto o governo, por meio da Seas, fará a manutenção quando necessário. O investimento anual é estimado em R$ 4.137.720.
PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS
O programa Criança Protegida foi criado em 2019, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio e proteção às crianças e adolescentes. O trabalho, entretanto, foi expandido com convênios para construção de novas sedes nos municípios, fornecimento de kits operacionais com computadores, impressoras e aparelhos de ar-condicionado, além da assinatura do Pacto Criança Protegida entre o governo estadual e instituições como a Childhood Brasil, Ministério Público do Estado de Rondônia, Tribunal de Justiça e prefeituras dos 51 municípios; e agora com a disponibilização das caminhonetes.
Por Assessoria