Inovações, tendências e desafios do setor tecnológico são discutidos em evento por profissionais, estudantes e entusiastas

Inovações, tendências e desafios do setor tecnológico são discutidos em evento por profissionais, estudantes e entusiastas

 


      1º Conexão Tech.RO + 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresentou sucesso de público

Porto Velho, RO - O 1° Conexão Tech.RO + 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi realizado entre os dias 16 e 18 de outubro, em uma parceria entre a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro). O evento reuniu um público diverso de 1.215 inscritos, incluindo profissionais, estudantes e entusiastas da tecnologia, no Ifro, Campus Porto Velho Zona Norte. Foram três dias intensos de palestras, oficinas e mesas-redondas, focados em inovações, tendências e desafios do setor tecnológico.

O primeiro dia do Conexão Tech.RO foi marcado por uma ampla participação e discussões aprofundadas sobre Inteligência Artificial (IA), tecnologias emergentes e o futuro da tecnologia em Rondônia. A abertura do evento contou com a palestra de Hugo Viana, Secretário de Tecnologia do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), que abordou a aplicação da IA no desenvolvimento de produtos, destacando os avanços tecnológicos e suas implicações para o setor público.

TROCA DE CONHECIMENTOS E NETWORKING

O diretor Técnico da Setic, Gabriel Carrijo destacou: “Estamos felizes com o resultado do evento, que proporcionou um espaço rico para troca de conhecimentos e networking (rede de contatos) entre os participantes. Nosso objetivo foi incentivar a inovação e aproximar a administração pública da comunidade, além de fomentar a integração de profissionais e estudantes em discussões sobre o futuro da tecnologia em Rondônia.”

No segundo dia, marcado por palestras e oficinas práticas, os participantes puderam aprender sobre metodologias ágeis, segurança da informação, e técnicas de PenTesting [método de avaliação de segurança que simula ataques a sistemas de informação para identificar vulnerabilidades] em infraestruturas de rede. Além disso, palestras sobre empreendedorismo digital e inovação destacaram o papel das startups [empresa que está em fase de início, com um grande potencial de crescimento e que se caracteriza por ser inovadora] no desenvolvimento local e nacional.

O evento encerrou no terceiro dia com atividades diversificadas. A palestra “Transformações do Bioma Amazônico e os Impactos na Saúde Humana”, do Prof. Douglas Moro Piffer, trouxe à tona discussões sobre as mudanças ambientais na Amazônia e suas consequências na saúde. Simultaneamente, uma palestra sobre hacking ético e cibersegurança, com Daltro Barbosa Filho e Felipe Cardoso da Silva, atraiu um grande público interessado em proteção de dados. Outro ponto alto do dia foi o “Encontro Nerd”, que celebrou a cultura geek com desfiles de cosplay e jogos interativos, consolidando o evento como um marco de integração entre tecnologia, ciência e cultura.

PARCERIA DE SUCESSO

Professor do Ifro e coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Sérgio Loss, ressaltou acerca do evento. “A parceria entre o Ifro e a Setic foi fundamental para o sucesso da edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Conseguimos reunir um grupo diverso e engajado, oferecendo conteúdos de alta qualidade. Nosso compromisso é continuar promovendo eventos que estimulem a ciência e a tecnologia em Rondônia”, ressaltou

da redação FM Alõ Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.