Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Ouro na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Ouro na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

 


     Porto Velho se destacou em assegurar o direito à alfabetização das crianças

Porto Velho, Rondônia - A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) está entre as 2.425 Secretarias Municipais que alcançaram a pontuação máxima para o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização (CNCA). No total, há 4.578 municípios brasileiros inscritos no CNCA.

Obtendo cem por cento de aprovação nos 20 itens avaliativos estipulados pelo MEC, a capital de Rondônia se destacou na implementação de políticas, programas e estratégias que asseguram o direito à alfabetização das crianças, desta maneira conquistando o Selo Ouro.

Divulgado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), o resultado preliminar saiu dia 22 de novembro. A pontuação pode ser conferida no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

Ação visa reconhecer boas práticas no âmbito da política educacional

De acordo com a secretária municipal de educação, Gláucia Negreiros, a iniciativa instituída pelo Governo Federal tem o objetivo de reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas no âmbito da política educacional.

O CNCA garante o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

“Na gestão do prefeito Hildon Chaves, a Semed está seguindo ditames do Compromisso, que estabeleceu, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios”, afirmou Gláucia.

Meta é direcionar os esforços para alfabetizar na idade certa

Segundo a titular da Semed, as metas são as mesmas da CNCA, ou seja, direcionar os esforços para alfabetizar na idade certa e recompor a alfabetização nos anos iniciais por meio de: organização de um regime de colaboração e corresponsabilização entre a União, os estados e os municípios; metas pactuadas de resultado de alfabetização com monitoramento e acompanhamento; estratégias de apoio técnico e financeiro da União para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas; oferta de materiais didáticos complementares para estudantes e de materiais pedagógicos para professores; sistemas de avaliação da alfabetização; estratégias formativas e orientações curriculares.

Gláucia faz questão de destacar e parabenizar o prefeito Hildon Chaves pelo compromisso nos últimos anos com a melhoria da educação na rede municipal, incluindo a valorização do compromisso de gestores públicos com a alfabetização de todas as crianças para assegurar igualdade de acesso e oportunidades educacionais; o fortalecimento das ações em regime de colaboração para as políticas de alfabetização; e o enfrentamento das desigualdades que comprometem a equidade educacional.

ALFABETIZA PORTO VELHO

Programa Alfabetiza Porto Velho trouxe melhoria nos índices educacionais

A melhoria nos índices educacionais de Porto Velho está diretamente ligada à implantação do Alfabetiza Porto Velho, em 2021. O programa, numa parceria com o TCE, tem como objetivo alfabetizar todas as crianças estudantes da rede municipal até o 2º ano do ensino fundamental e continuar o acompanhamento pedagógico personalizado às crianças estudantes do 3º ano do ensino fundamental.

E os números mostram que a ação tem produzido resultados satisfatórios. Ao iniciar o monitoramento dos estudantes em 2022, apenas 37,1% faziam leitura de palavras, frases ou textos, em dezembro de 2023 esse número subiu para 95%. Em dezembro de 2023, foram monitoradas 104 escolas, nas zonas urbana e rural, com um total de 15.763 estudantes entre o 1º e 3º anos do ensino fundamental.

No Programa Alfabetiza foram estabelecidas as seguintes metas: alfabetizar 85% das crianças até o final do 1º ano; alfabetizar 100% dos alunos até o final do 2º ano e promover a ampliação da leitura e compreensão de textos de todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental.

“O programa se sustenta em um conjunto de ações, que inclui o diagnóstico dos alunos, na formação dos professores alfabetizadores, numa parceria com o TCE que disponibiliza uma consultoria específica; temos um sistema próprio de monitoramento, que verifica os resultados dos nossos estudantes, a formação específica complementar, que é acompanhada e uma devolução aos professores. Esse ciclo é que faz o sucesso, aliado a materiais didáticos e outras melhorias na rede de ensino”, completou a secretária.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

da redação FM Alô Rondônia

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
Aos leitores, ler com atenção! Este site acompanha casos Policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda - se ao leitor critério ao analisar as reportagens.